Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Congressos 28 de setembro

Ciclo de Conferências 2019 Manuscritos de Alcobaça III – Música e Liturgia

No dia 28 de setembro, a partir das 11h00 realizam-se, na Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça, as conferências III Ciclo de Conferências sobre Manuscritos de Alcobaça, dedicadas à Música e Liturgia.

Promovido pela Direção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da boa prossecução do objetivo estratégico relativo ao posicionamento do Mosteiro de Alcobaça como centro de estudos e da divulgação da História e do Património espiritual e temporal da Ordem de Cister, este terceiro ciclo de conferências tem como principais objetivos a divulgação das mais recentes investigações sobre os códices da livraria do Mosteiro de Alcobaça, agora numa dimensão comparativa e contextualizada entre o local e o global.

É intenção deste terceiro ciclo, à semelhança dos anteriores, a aproximação do público em geral a este património tão vasto e complexo que constituiu parte fundamental da identidade da comunidade monástica cisterciense de Alcobaça, mas também a sua internacionalização.

Esta iniciativa integra-se no projecto de investigação Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo (PTDC/ART-HIS/29522/2017) e também nas linhas de investigação do IEM, em uma das suas principais missões: a divulgação da investigação junto dos mais variados públicos, uma investigação que sai da academia e, sem perder o seu rigor científico, se dissemina na promoção do património que é de todos nós mas que, por questões ligadas à sua fragilidade e conservação, é menos acessível ao público.

Coordenação científica: Catarina Fernandes Barreira

  

Programa

28 de setembro

11h00

Vos virgines organizate curate. Rebeldía y ceremonia a través de la música en el monasterio de Las Huelgas de Burgos.

 Carmen Julia Gutiérrez (Universidad Complutense de Madrid)

Práticas litúrgicas no Mosteiro de Alcobaça através dos seus códices

Catarina Fernandes Barreira (IEM NOVA FCSH e CEHR UCP)

15h00

Um pontifical de Braga na livraria de Alcobaça

José Pedro Alvarenga (CESEM NOVA FCSH)

In agenda mortuorum: a celebração dos rituais de morte na tradição cisterciense em Portugal entre os séculos XIII e XVIII

Zuelma Chaves (CESEM NOVA FCSH)

De los Ecclesiastica Officia a los usos particulares. Un recorrido por la documentación litúrgica de los monasterios cistercienses de la corona de Aragón 

Eduardo Carrero Santamaria (Universidad Autónoma de Barcelona)

Organização:
MA/DGPC
Local:
Mosteiro de Alcobaça Sala das Conclusões

Próximos Eventos