Saltar para o conteúdo principal da página

Encontros e Congressos 22 de março, às 18h30

Ciclo Colecionar Arte: Conversas a partir de Coleções Particulares - O Colecionador como Flâneur com Mário Teixeira da Silva e Adelaide Duarte

Dando continuidade ao Ciclo Colecionar Arte, os Amigos do Museu do Chiado promovem mais uma sessão de Conversas a partir das Coleções Particulares no dia 22 de março, às 18h30, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa.

Desta vez vamos conhecer a coleção de arte contemporânea portuguesa e internacional que Mário Teixeira da Silva tem vindo a reunir nas últimas décadas. 

Colecionador desde que se lembra de si, ainda aluno universitário começa  a interessar-se por arte contemporânea e a adquirir obras de arte.

Reuniu uma coleção eclética de grande qualidade, onde os valores da contemporaneidade, em diferentes médium (destaque para a fotografia), coabitam com o romantismo de um Cristino da Silva, o ambiente simbolista de um António Carneiro, as máscaras africanas ou um trono de Gonçalo Mabunda, em referência a tempos pós-coloniais.

Em conversa com Adelaide Duarte, Mário Teixeira da Silva dará a conhecer o seu perfil de colecionador flâneur, as suas motivações, os artistas e as obras que o apaixonam, o percurso colecionista e algumas questões de mercado.

Mário Teixeira da Silva licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia do Porto. Em 1975, abre o Módulo-Centro Difusor de Arte, no Porto, uma galeria dedicada às novas tendências na arte contemporânea, uma linha de trabalho em que persiste desde há quatro décadas.

Adelaide Duarte é historiadora de arte e coordenadora executiva da Pós-graduação Mercado da Arte e Colecionismo na FCSH-UNL. Professora auxiliar convidada e investigadora de pós-doutoramento, com bolsa FCT, no Instituto de História da Arte da FCSH-UNL. Vice-Presidente da Associação Amigos do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e responsável pelo Ciclo Colecionar Arte. Conversas a partir de coleções particulares.

 

amigos.museuartecontemporanea.pt

www.facebook.com/amigosmnac 

Organização:
Amigos do Museu do Chiado
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa