Saltar para o conteúdo principal da página

Filmes/Documentários Até 30 de setembro

HERITALES 2020, o festival que disponibiliza filmes sobre património

Etnólogos, cineastas, diretores e antropólogos revelam segredos culturais sobre mundos normalmente esquecidos. Apresentam um conhecimento profundo sobre vários patrimónios de natureza material e imaterial. Mostram-nos partes recônditas de culturas longínquas; com a antropologia visual oferecem um retrato cru da realidade; com a animação fazem sonhar ao transmitir realidades imaginadas; através do documentário utópico resgatam culturas indígenas de resistência, para perpetuar modos de vida e tradições sustentáveis ancestrais.

Entre os 45 selecionados do festival HERITALES encontram-se autores de 24 países de todos os continentes. Representam diversas comunidades do mundo, desde mulheres tibetanas até aos índios Mayas de Chiapas, passando pelos camponeses do Vietnam e da floresta Kullu na Índia. Num labirinto de património cultural, inclui uma comunidade nómada do Rajasthan, vidas de refugiados em Atenas, histórias de emigrantes como os árabes de Zanzibar ou os Nakba da denominada Palestina brasileira. Lendas e mitos fabulosos como o de Tsu em Taiwan ou histórias tradicionais chinesas contadas com marionetas de sombras.

Todas estas realidades podem ser conhecidas graças ao projeto HERITALES, que se adapta aos tempos organizando virtualmente este festival internacional com sede no Alentejo, em Portugal. De 20 de julho a 30 de setembro disponibiliza gratuitamente quarenta filmes (entre curtas e longas metragens incluindo filmes de animação), em: https://stage.heritales.org/ .

Deste modo, o festival HERITALES abre uma janela de proximidade entre culturas em qualquer parte do mundo, difundindo patrimónios menos conhecidos com o fim de promover a sua perdurabilidade. Procura refletir a importância da educação na sobrevivência das comunidades.

Através de imagens mostra formas de vida sustentáveis para que fique patente que há muitas outras formas de vivermos em harmonia com o planeta. Assim, desde 2016 o projeto HERITALES segue os princípios fundamentais da UNESCO, procurando abrir fronteiras que aproximam as pessoas numa viagem que começa na sua página de internet: https//www.heritales.org .

Para as pessoas que gostam de cinema de autor independente, e se fascinam por conhecer diferentes culturas, podem aceder a estes mundos através da plataforma HERITALES: https://stage.heritales.org . Para visualizar as películas e votar nas suas preferidas, deve registar-se na plataforma. Se considerar interessante o nosso projeto cultural, agradecemos que o partilhe o mais possível. Estamos gratos desde já pelo interesse comum em difundir os diversos patrimónios do mundo. A informação e o conhecimento são essenciais na proteção destas culturas. Veja na pagina web outras formas de apoiar este projeto cultural sobre património.

Organização:
Heritales. Com o apoio da DGPC

Próximos Eventos