Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Até 26 de março de 2019

Uma História de Assombro | Portugal - Japão - Séculos XVI-XX

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Uma História de Assombro | Portugal - Japão - Séculos XVI-XX é a  exposição promovida pelo Palácio Nacional da Ajuda patente até 26 de março de 2019, na Galeria do Rei D. Luís.

Por meio de biombos, lacas, cartografia, armaduras entre outros objetos raros e fascinantes, alguns expostos pela primeira vez ao público, a Exposição narra a história do encontro e reencontro entre Portugal e o Japão ao longo de cinco séculos. Uma história que foi marcada pelo espanto e maravilhamento mas também pela desconfiança, com momentos de aproximação, de contendas, corte de relações e diplomacia. Uma história que se conta tanto pela documentação escrita, como pela cultura material, a língua, a troca do conhecimento científico, a arte e a religião.

Uma História de Assombro. Portugal-Japão Séculos XVI-XX é composta por peças de colecionadores particulares, de instituições públicas e privadas, portuguesas e japonesas.

Comissariada por Alexandra Curvelo e Ana Fernandes Pinto (NOVA FCSH), organizada pelo Palácio Nacional da Ajuda / Direção Geral do Património Cultural e pelo Instituto Diplomático / Ministério dos Negócios Estrangeiros, a exposição contou com o apoio mecenático da Fujitsu e da Japan Foundation e o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

 

Organização:
PNA/DGPC
Local:
Galeria rei D. Luís I, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa