Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Até 20 de janeiro de 2022

Exposição "Shifting Ground – Outro Chão"

Está patente até 20 de janeiro de 2022, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado acolhe a exposição "Shifting Ground – Outro Chão", que testemunha a construção de uma pluralidade de conhecimento, através da co-criatividade.


"Shifting-Ground - Outro Chão" procura fomentar uma consciência mais ampla no público em geral relativamente ao potencial da arte e do design social.

Este projecto, realizado em Portugal, insere-se no âmbito do projecto "Up Start - Indústrias Criativas". Participaram no projecto pessoas de várias nacionalidades com experiência em diferentes artes e ofícios.


O UpStart - Indústrias Criativas é uma iniciativa promovida pela Fundação Aga Khan Portugal, em parceria com a Universidade de Évora, no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, que conta ainda, com o apoio, como Investidores Sociais, da Delta Cafés e do Grupo Fidelidade.


Nos workshops realizados até agora, os artistas António Gorgel Pinto, Jane Gilmor e Paula Reaes Pinto começaram por explicar como é que as ideias podem ser materializadas em esculturas de cerâmica usando diferentes graus de abstração. Depois introduziram uma actividade lúdica – um jogo, cujo objectivo é provocar uma participação espontânea e dar voz aos imigrantes envolvidos.


O jogo, M.O.T., um acrónimo de Memória, Objecto e Talento, pedem aos participantes que pensem sobre uma história de vida, um objecto significativo, e o que consideram ser o seu principal talento. Esta abordagem surge como um meio de gerar um compromisso específico entre os recém-chegados e a comunidade anfitriã, com base na sua auto-representação.

Por intermédio das suas histórias de vida e criatividade, os participantes imigrantes tornam possível a produção de inter-subjetividade em torno das questões da imigração e da inclusividade social.
PROJECTOS
 

UpStart - Fundação Aga Khan Portugal/ CHAIA - UÉvora
Shifting Ground - Outro Chão - Iowa Ceramics Center/ CHAIA - UÉvora

COORDENAÇÃO: António Gorgel Pinto, Jane Gilmor, Paula Reaes Pinto

PARTICIPANTES NO WORKSHOP REALIZADO EM LISBOA E MONTEMOR-O-NOVO:
Engrácia Santos, Erika Jâmece, Gita Gumira, Ilda Kalenga, Tomé Cravid



PARTICIPANTES NO WORKSHOP SHIFTING GROUND REALIZADO EM CEDAR RAPIDS (EUA):

Adija Sinumvayaha, Aimerance Narmasoma, Angel Rodriguez, Anna Tuyisenge, Chris Garcia, Christian Garcia, Elijah Troche, Erisa Niyibhitanga, Esther Mwamikazi, Estiphany Perez Rubio, Fidel Taylor, Finias Nyandwi, Florence Nshimirimana Taylor, Francine Niyonyishu, Francoise Swedi, Helen Mensah-Blevi, Jeremy Bezan, Joshua Landin, Julienne Baganya, Katherine Rodriguez, Michelle Bender, Pamela Mukendi, Pascazia Nzeyimanaos, Salome Baganya, Siriro Hakizimana, Sonia Mounzeo-Mampassi



Museu Nacional de Arte Contemporânea
Rua de Serpa Pinto 4
1200-444 Lisboa

Horário
Terça a Domingo, das 10h00 – 18h00

Organização:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado / DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado