Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições A partir de 1 de Dezembro

Exposição "Paisagens de Grão Vasco - Fotografias de Duarte Belo"

O Museu Nacional Grão Vasco apresenta, no âmbito da Comemoração do Centenário do Nascimento de José Saramago, uma programação inspirada na obra “Viagem a Portugal”. Da programação, destinada especialmente ao público escolar, destacam-se exposições, fotografia, video, teatro e conferências organizadas em parceria com diversas instituições de educação e cultura.
Neste contexto, foi inaugurada no dia 1 de Dezembro, a exposição "Paisagens de Grão Vasco - Fotografias de Duarte Belo"


"Lugares, arquitecturas, campos agrícolas, árvores, paisagens. São fundos de pintura, em que as figurações humanas, de episódios bíblicos, ocupam o centro do retábulo e nos prendem a atenção.
Quando aproximamos o olhar destas superfícies cromáticas, revela-se-nos um mundo que, a uma primeira observação, nos passa despercebido. Há um imenso detalhe na pincelada, no traço. Há marcas do tempo que passa sobre os pigmentos, sobre a madeira de castanho que constitui o suporte destas obras.
Mergulhamos, progressivamente, num universo que nos absorve, que nos chama. Estamos dentro de paisagens, simultaneamente reais e imaginárias, com cinco séculos de sucessivos olhares.
Fotografar estes matizes é como registar uma paisagem do presente. É a extrema educação do olhar, o mais fino detalhe, que nos mostra Grão Vasco, em que o seu tempo é agora o nosso tempo. Tudo pára, no indizível fascínio desta pintura”.
(Duarte Belo, 2021)
Organização:
Museu Nacional Grão Vasco / DGPC
Local:
Museu Nacional Grão Vasco