Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições De 14 de maio a 8 de setembro

OBRA CONVIDADA MESTRE DE RIGLOS O Retábulo de Santa Luzia Embaixada de Portugal em Espanha

Inaugura na Sala 60, Galeria de Pintura Europeia, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, no dia 14 de maio, às 18h00 e estará patente até 8 de setembro, a exposição OBRA CONVIDADA MESTRE DE RIGLOS O Retábulo de Santa Luzia Embaixada de Portugal em Espanha

Mestre de Riglos é o nome dado a um desconhecido pintor de Aragão, provavelmente trabalhando em Saragoça no terço central do século XV. Com uma maneira de pintar muito similar a outros aragoneses de meados do século, como Blasco di Grañén e Pere García de Benavarre, o Mestre de Riglos enquadra-se formalmente no gótico linear, seduzido pelos dourados e pelas belas cores, mas mostra-se dotado de uma capacidade narrativa para contar histórias plenas de pormenores anedóticos e de atenção à mais comum realidade.

Estas quatro pinturas narram episódios da vida de Santa Luzia, mártir de Siracusa do início do século IV, e pertenciam a um retábulo maior, com a imagem da santa ao centro e outros episódios. Este conjunto fazia par com um outro retábulo, dedicado a São Brás. No início do século XX, ambos pertenciam à coleção dos irmãos Bacri, importantes antiquários de Paris.

Organização:
MNAA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa