Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Patente até 29 de setembro

Museu das Descobertas Exposição e Programa de Encerramento

Está patente até 29 de setembro, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa a exposição Museu das Descobertas.

O efeito transfigurador que o museu tem sobre o visitante é consequência de um mundo insuspeito de saberes, aplicados no contínuo trabalho de preservar, estudar e comunicar dissipando engano e dúvida. O museu existe para proporcionar uma experiência pessoal a quem o visita, fruto daquela que desenvolvem os que nele trabalham, dia após dia. 

Programa de Encerramento

A experiência do museu assenta no ato magnético e muito pessoal da contemplação, e esta, por seu turno, origina-se no valor insubstituível do objeto como testemunho intemporal e redentor da capacidade criadora humana. É no êxtase particular e iniciático da contemplação que radica o poder do museu, o poder de suspender o tempo, proporcionando um encontro essencial com o próprio eu.

Ao Museu Nacional de Arte Antiga pareceu oportuno levar a cabo a organização do presente projeto, abrigado sob a designação provocadora de Museu das Descobertas, num tempo que assiste a uma renovada atualidade do conceito de museu, amplamente ilustrada na febre constitutiva de novas instituições.

 

Organização:
MNAA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa