Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Até 10 de setembro

MADONNA. Tesouros dos Museus do Vaticano

Inaugura no dia 18 de maio, às 18h30, no Museu Nacional de Arte Antiga, a Exposição Madonna Tesouros dos Museus do Vaticano, onde vão ser mostradas, cerca de 70 obras de pintura de proveniência italiana, representativas da Virgem Maria.

Pela primeira vez em Portugal, um conjunto de obras das famosas coleções dos Museus do Vaticano, especialmente da sua valiosa Pinacoteca, compõem uma exposição que inclui pinturas de Primitivos italianos (Taddeo di Bartolo, Sano di Pietro, Fra Angelico), de grandes mestres do Renascimento e do Barroco (Rafael, Pinturichio, Salviati, Pietro da Cortona, Barochi), além de notáveis tapeçarias e códices iluminados do acervo da Biblioteca Apostolica Vaticana. Completam este grupo algumas pinturas da Galleria Borghese (Venusti e Sassoferrato) e da Galleria Corsini (Gentileschi e Van Dyck).

Num arco cronológico que vai do final da Antiguidade à época moderna, a iconografia da Virgem Maria é o grande eixo temático desta mostra, que engloba ainda um núcleo de obras de autores italianos oriundas de diversas instituições portuguesas, públicas e privadas.

Prevista até 10 de setembro, na Galeria de Exposições Temporárias do MNAA.

Organização:
MNAA / DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Telf(s):
213 912 800
E-mail:
geral@mnaa.dgpc.pt
Site:
http://museudearteantiga.pt/exposicoes/