Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Até 15 de setembro

HENRIQUE VIEIRA RIBEIRO. O ARQUIVISTA. PROJETO CT1LN: PARTE II

Estará patente até 15 de setembro a exposição individual de Henrique Vieira Ribeiro, O ARQUIVISTA. PROJETO CT1LN: PARTE II

Curadoria: Adelaide Ginga
Exposição interactiva que consiste na Parte II do Projecto CT1LN, um projecto artístico que teve por mote o espólio de um rádio amador. A segunda parte, que aqui se apresenta, deixa ao público a possibilidade de decidir a forma de explorar e organizar tão vasta coleção.

 “Paulo V. foi radioamador durante quatro décadas do século transato (CT1-LN); o contacto inicial com o espólio acumulado ao longo deste período foi o mote para o questionamento e inquietação despoletada por esta atividade – o radioamadorismo. Cada mergulho nos seus livros, objetos, ou depoimentos, reforçou a consciência da existência de uma relação entre esta prática e a necessidade/motivação do ser humano em se transcender, em ultrapassar as suas limitações – questão transversal e recorrente na reflexão que tenho desenvolvido nos meus projetos autorais.

E esse é um espólio vasto, constituído por um conjunto de cartões de contacto de radioamador, provenientes de todas as partes do mundo, com uma quantidade estimada que ascende a trinta mil unidades, guardados em cerca de vinte e cinco gavetas num móvel construído especificamente para esse fim, inúmeros cartões pessoais por usar, amplificadores, transmissores, microfones, telégrafos; algumas dezenas de livros numerados onde eram registados todos os contactos efetuados, constando no total das suas páginas um universo de aproximadamente noventa mil entradas, e cerca de uma centena de diplomas e certificados de participação.

Decidi que fazia todo o sentido dividir este projeto em dois momentos, tratando na primeira parte os aspetos ligados às viagens virtuais - designada por As viagens de Paulo V. - e um segundo momento dedicado à acumulação resultante dessa atividade, com um grande enfoque na coleção de cartões." 

Henrique Vieira Ribeiro



Organização:
MNAC/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa