Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Patente até 26 de junho de 2022. Terça a domingo, das 10h às 18h, última entrada às 17h30.

Exposição "Territórios desconhecidos: a criatividade das Mulheres na cerâmica moderna e contemporânea portuguesa (1950-2020)"

O Museu Nacional do Azulejo tem patente até 26 de junho de 2022, a exposição temporária "Territórios desconhecidos: a criatividade das Mulheres na cerâmica moderna e contemporânea portuguesa (1950-2020)", projecto que visa investigar e dar a conhecer o contributo das mulheres artistas para o desenvolvimento da Arte Cerâmica desde o pós-guerra à actualidade. 

No desenvolvimento de um dos vectores relevantes da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Valorização da Mulher Artista, Igualdade de Género, procura-se dar protagonismo a uma herança de grande importância e insuspeitamente vasta. 

A exposição integra peças do Museu Nacional do Azulejo, bem como de outras colecções públicas e privadas, desde azulejos a peças tridimensionais, concebidas e/ou executadas por mulheres que se destacaram neste domínio no período considerado. 

Estarão presentes obras de Ânia Gabriel Abrantes, Bela Silva, Cândida Wiggan, Catarina e Rita Almada Negreiros, Clotilde Fava, Estrela Faria, Felipa Almeida, Fernanda Fragateiro, Graça Morais, Joana Vasconcelos, Maria Ana Vasco Costa, Maria Emília Araújo, Maria Keil, Rita João, Sónia Sapinho, Teresa Cortez e Vieira da Silva, entre outras artistas com trabalhos de azulejaria e cerâmica.

Várias iniciativas irão decorrer paralelamente no Museu Nacional do Azulejo, visando dar visibilidade ao projecto. 


Local: Museu Nacional do Azulejo

R. da Madre de Deus, 4 – 1900-312 Lisboa

Tel. 21 8100340

geral@mnazulejo.dgpc.pt 

www.museudoazulejo.gov.pt

Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h00, última entrada às 17h30h. Encerra para almoço das 12h30 às 14h00.

Exposição patente nas três salas de exposições temporárias e ao longo do percurso do museu, apresentando trabalhos de 55 autoras.

Organização:
Museu Nacional do Azulejo / DGPC
Local:
Museu Nacional do Azulejo, R. da Madre de Deus, 4, Lisboa