Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Até 5 de janeiro

Exposição Temporária e Visitas Guiadas "Una finestra sulla collezione d'arte contemporanea della Farnesina. 15 opere"

Está patente até 5 de janeiro de 2020, na Sala Jardim de Belém do Museu Nacional dos Coches a exposição Una finestra sulla collezione d’arte contemporanea della Farnesina. 15 opere / Uma janela sobre a coleção de arte contemporânea da Farnesina. 15 obras.

Organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, sob a direção de Luisa Violo, em colaboração com o Museu Nacional dos Coches, a exposição possui curadoria de Angela Tecce, historiadora de arte e membro da Comissão Científica da coleção, propondo um significativo panorama da arte em Itália do pós-guerra à atualidade.

17 dezembro | 15h00

No âmbito da exposição, o Arqtº. responsável pelo projeto expositivo, Nadir Bonaccors, e a especialista em História da Arte, Elisabetta Maino, orientam uma visita no próximo dia 17 de dezembro.

Inscrição: 

iiclisbona.reservas@esteri.it | T. 213 884 172
Lugares limitados. Visita gratuita em língua PT

Organização: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Embaixada de Itália; Colaboração: MNCoches; Apoio: Generali Cª Seg. Lisboa.

A seleção de 15 obras expostas com projeto do arquiteto Nadir Bonaccorso propõe-se valorizar a qualidade da multiplicidade da pesquisa desenvolvida por artistas perfeitamente afirmados mas também por mais jovens criadores. O percurso expositivo procura, por sua vez, destacar a profunda ligação com a cultura figurativa italiana.

Os artistas de gerações e tendências diferentes - Enrico Baj, Gabriele Basilico, Elena Bellantoni, Domenico Bianchi, Alberto Di Fabio, Flavio Favelli, Alberto Garutti, Francesco Impellizzeri, Mimmo Jodice, Domenico Antonio Mancini, Liliana Moro, Luigi Ontani, Pietro Ruffo, Ettore Spalletti, Luca Vitone - apresentam aqui obras que incluem desde as técnicas tradicionais à fotografia, o vídeo à instalação, evidenciando a arte contemporânea como algo capaz de captar acontecimentos da vida individual e social do nosso mundo e que nos transporta para a esfera da arte e da reflexão poética.

De 3ª a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Encerrada: 24 e 25 de dezembro de 2019, 1 de janeiro de 2020

Para mais informações: tel. + 351 213884172; imprensa.iiclisbona@esteri.it; www.iiclisbona.esteri.it

 

 

Organização:
MNCoches / DGPC
Local:
Museu Nacional dos Coches, Lisboa