Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Até 30 de junho

Exposição "O Fio Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros"

Está patente até 30 de junho, no  Museu de Arte Popular, em Lisboa, a exposição O Fio Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros.

Situada no cruzamento entre a arte contemporânea e a arte popular, a exposição O Fio Invisível apresenta alguns dos trabalhos realizados por Sofia de Medeiros entre 2012 e 2017, assim como um conjunto de obras inéditas, expressamente concebidas e realizadas para três salas do Museu de Arte Popular, colocadas em diálogo com uma seleção de documentação de arquivo e de objetos das coleções do Museu de Arte Popular e do Museu Nacional de Etnologia.

O percurso artístico que a artista tem vindo a desenvolver desde a década de 1990 conjuga, como a exposição pretende sublinhar, uma forte componente de investigação etnográfica e a sua experiência vivida deste património de tradições culturais em diálogo com a sua prática artística.

Inspirada no saber fazer e habilidades manuais no domínio do artesanato, o trabalho da artista açoriana torna inseparáveis a reflexão teórica das manualidades e habilidades técnicas em torno da abordagem de temas diversos, como os rituais e as tradições religiosas, o trabalho artesanal, assim como o papel da mulher e as questões de género.

Para além das reflexões de caráter teórico que suscita em torno destas questões, a exposição constitui também um convite à experiência sensorial por parte do visitante, a quem é permitido não apenas ver mas também tocar as obras que resultam do imaginário de Sofia de Medeiros.

Organização:
MAP/DGPC
Local:
Museu de Arte Popular, Lisboa