Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Inaugura no dia 4 de dezembro, às 19h00

Exposição "MAGIA - Um Olhar Sobre um Tesouro Oculto"

Está patente até maio de 2020, no Palácio Nacional de Mafra a Exposição "MAGIA - Um Olhar Sobre um Tesouro Oculto", comissariada por Nuno André.

O Palácio Nacional de Mafra – património da Humanidade – entre dezembro de 2019 e maio de 2020, desvela alguns dos seus tesouros bibliográficos relacionados com as várias temáticas que um Mago tem de dominar se quer ser tratado como tal. Livros de alquimia, astrologia, cabala, criptografia, esteganografia, filosofia, quiromancia – livros que todos eles se podem reunir numa palavra: Magia – escolhidos de entre muitos outros que a sua Biblioteca guarda.

São livros que foram lidos e consultados pelos frades que viveram em Mafra, embora a leitura de muitos desses livros fosse proibida pela Igreja, e muitos estivessem arrolados no Index da própria Inquisição e, alguns, até, tenham sido escritos por membros do clero.

Esses livros, porque proibidos e guardados pelas chaves secretas dos responsáveis da biblioteca no tempo em que ela servia os monges, são de difícil consulta e encontram-se arredados do público.

Livros de Magia. Quem não se deixou um dia encantar pela palavra, mesmo só lhe adivinhando um pouco do muito que se esconde por detrás desse nome: magia diabólica; magia lícita; magia mecânica; magia natural; magia oculta; magia recreativa; e tantas outras que podem provocar ilusões.

https://www.youtube.com/watch?v=tMcFXzSmltU

Organização:
PNM/DGPC; Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa
Local:
Palácio Nacional de Mafra