Saltar para o conteúdo principal da página

Exposições Prolongada até 27 de janeiro

Exposição "Agricultura Lusitana. 2015-18. Craft+Identidade+Design"

Foi prolongada até 27 de janeiro, no Museu de Arte Popular, em Lisboa, a Exposição Agricultura Lusitana. 2015-18. Craft+Identidade+Design.

A exposição Agricultura Lusitana transporta-nos para o território das Aldeias do Xisto, apontando caminhos para o desenvolvimento rural a partir das relações Craft+Design+Identidade e do seu olhar sobre as culturas e as produções artesanais locais das suas aldeias.

 

Fruto do trabalho de designers, artesãos e escolas superior de design de todo o País, as instalações e os novos objetos desenvolvidos no âmbito deste projeto evidenciam as distintas inspirações e interpretações dos respetivos criadores, expressas quer na reelaboração sobre formas, matérias ou técnicas tradicionais, quer na pura convocação de símbolos da ruralidade ou da sua transformação.

Tratando-se de novos objetos que de algum modo evocam práticas antigas, estas criações interpelam-nos também sobre alguns dos desafios que se colocam às comunidades das Aldeias do Xisto, convidando-nos a pensar, muito em particular, sobre as condições e as efetivas capacidades de adaptação das produções artesanais endógenas às atuais exigências dos mercados.

Sendo apresentada no Museu de Arte Popular no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, a exposição Agricultura Lusitana deve ser entendida, enfim, numa perspetiva mais ampla, como resultado de uma estratégia de valorização do património rural, no qual salvaguarda e inovação assumem idêntico protagonismo.

Organização:
MAP/DGPC
Local:
Museu de Arte Popular, Lisboa