Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Inaugura a 22 de janeiro, às 15h30. Patente até 13 de março

Caminhar e desenhar: oráculos e ladainhas | Exposição de Isabel Baraona

No sábado, dia 22 de janeiro, inaugura às 15h30 no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora a Exposição de Isabel Baraona intitulada Caminhar e Desenhar: oráculos e ladainhas.

A Virgem do Paraíso pertencente ao Museu de Arte Sacra da Sé de Évora é um dos motes desta Exposição Temporária de Pintura e Desenho. Trata-se de uma Nossa Senhora com o Menino do séc. XIV que se abre em retábulo revelando vários momentos da vida da Virgem. Escultura de vulto em marfim, do séc. XIV atribuída às oficinas de Paris, reza a lenda que foi oferecida por dois anjos a Isabel Afonso, vizinha do Convento do Paraíso em Évora. Também as diversas Virgens que se podem contemplar no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo entretiveram o olhar da Artista Plástica, o seu pensamento e as suas mãos. É, de resto, um tema cuja ligação ao feminino e ao sagrado a tem interessado e se expressa de modo visceral nesta mostra em que poderemos ver um conjunto de painéis de amplo formato, cerca de seis desenhos de formato médio, apresentando também desenhos de pequena dimensão nas vitrines.


Isabel Baraona licenciou-se em Pintura em La Cambre (Bélgica), doutorou-se em Artes Visuais e Intermedia na Universitat Politècnica de València (Espanha) e fez um pós-doutoramento na Université de Rennes 2. É Professora desde 2003 na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (Instituto Politécnico de Leiria). Tem participado em diversas exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Está representada em colecções nacionais como a Fundação EDP, Fundação D. Luís I/C. M. Cascais, MGFR (Fernando Ribeiro), Safira e Luís Serpa, Centro Português de Serigrafia; e em colecções internacionais como Yolande De Bontridder, Galila Barzilaï-Hollander, Jean-Marie Stroobants, entre outras.

 

A Exposição ficará patente até dia 13 de março.

Organização:
MNFMC/DGPC
Local:
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora