Saltar para o conteúdo principal da página

Espetáculos 11 de maio, às 17h30

Performance Revisitar

No dia 11 de maio, às 17h30, terá lugar no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, a performance Revisitar, de Leonor Barata e Patrícia Portela.

Uma inciativa do Teatro Viriato e do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.

Revisitar é uma performance que através da dança e do discurso dramatúrgico  habitar, comentar e levantar questões, sobre a coleção permanente do Museu Nacional Grão Vasco.

O imponente edifício granítico, cuja construção se iniciou em 1593, no local do paço episcopal, foi na sua origem destinado a um seminário. À sobriedade e à monumentalidade do exterior, em cujo efeito cenográfico se configura e desenha a própria cidade, correspondem no interior extensas galerias de exposição que se desenvolvem em torno de um pátio central. O acervo inclui obras de arte e objetos da mais diversa tipologia e cronologia que encenam narrativas expositivas em função de um conjunto de critérios ou de ângulos de visão.

Da Catedral, do paço episcopal de Fontelo, de igrejas e conventos da região provém a sua coleção mais importante, a pintura do Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos, expressão de um período singular da História da Pintura Portuguesa, o da primeira metade do séc. XVI, centralizado na obra de um dos mais interessantes protagonistas, o Grão Vasco.

Organização:
Museu Nacional Grão Vasco/DGPC; Teatro Viriato
Local:
Museu Nacional Grão Vasco