Saltar para o conteúdo principal da página

Espetáculos 8 de outubro, às 21h30

Manuel-manual musaico de pó e ética

No dia 8 de outubro, às 21h30, o Museu Nacional Grão Vasco apresenta o espectáculo Manuel-manual musaico de pó e ética de Alvaro García de Zúñiga e os seus Manuéis.

 

Este Manuel-Manual do Museu Grão Vasco, concebido a partir da obra monumental “Manuel” de Alvaro García de Zúñiga, inscreve-se nas celebrações do primeiro centenário do Museu Nacional Grão Vasco.

“Manuel – meio homem, meio manual de instruções – tenta compreender a realidade através dos livros, e vice-vice e versa versa, os livros através da realidade.”

No caso deste Manuel-Manual do Grão Vasco é ao Renascimento que Manuel irá buscar inspiração para celebrar o nosso hóspede, Grão Vasco, Vasco Fernandes.

Entre o olho do quattrocento e a idade de ouro ibérica, Manuel vai percorrer o Paço dos 3 Escalões, tentando encontrar perguntas e ecos de respostas à sua incansável  tentativa de ajustar o que vê e o que ouve, o que sente e o que sabe.

Como sempre a coisa desmultiplica-se e dispara em várias direções e os Manuéis vão ter de fazer grandes esforços para conter o imparável processo de crescente complexidade multiforma e multilíngue que é próprio do Manuel.

Para realizar esta tarefa impossível estão desde já convocados os seguintes manuéis:

Alínea B. Issilva

Arnaud Churin

Dominique Parent

Eduardo Raon

Emanuela Pace

Fernán García de Zúñiga

José Luís Ferreira

Leopold von Verschuer

Luciana Botelho

Luciana Fina

 

Este elenco inclui 3 intérpretes-tradutores que são portugueses ou moram em Portugal, 7 que têm residência fora do país, reunindo um conjunto em que pontuam portugueses,  franceses, italianos, 1 alemão e 1 brasileira.

Todos eles com extensas provas e capacidades de tradução e interpretação como poderão aferir através das notas biográficas. Não apenas de tradução entre línguas diferentes mas também entre diferentes suportes e formas de expressão.

Estão assim reunidas as condições para um Manuel-manual que (tal como a galinha, mãe de Poussin) de grão em pergunta, e de pergunta em diante irá tecer, retrospectivamente, uma tela de pano de fundo (em branco) de teatro, pintura, literatura e vídeo para emoldurar respostas e propostas para o Renascimento de Manuel.

 

Apoios:

logos-mngv

Organização:
MNGV/DGPC
Local:
Museu Nacional Grão Vasco, Viseu