Saltar para o conteúdo principal da página

Concertos 12 de maio, às 19h00

Novo Ciclo Músicas do Acervo

O ciclo 'Músicas do acervo - compositores portugueses e seus contemporâneos' apresenta no dia 12 de maio, às 19h00, mais um Recital de Piano, com João Paulo dos Santos.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala). 

Comissariado por Adriano Nogueira, o ciclo 'Músicas do acervo’ tem como objetivo a apresentação de repertório de compositores portugueses tendo, nomeadamente, por base o acervo documental do Museu e o panorama musical internacional. 

PRÓXIMOS CONCERTOS DO CICLO

2 de junho- Recital de Violino, Veronika Schreiber, violino e Steven Chervenkov, piano.



"É objectivo deste ciclo de concertos a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base o espólio de partituras do Museu Nacional da Música.
O museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte compositores como João Domingos Bomtempo, Alfredo Keil, José Viana da Mota, Alexandre Rey Colaço, Luis de Freitas Branco, Joly de Braga Santos, Ernesto de Campos Melo e Castro e Fernando Lopes Graça.
Enquanto depositário destes registos históricos, o Museu serve uma das suas missões. Contudo, a valorização destas obras, através da sua divulgação pública, completa a função teleológica da atividade museológica. 
Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as mencionadas composições e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado para confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento. 
Os músicos convidados terão a oportunidade de refletir a sua interpretação nas obras escolhidas, através dos recitais a solo e música de câmara em que participarão. 

O ciclo realizar-se-á uma vez por mês, às sextas, pelas 19h00, entre os meses de novembro de 2016 e maio de 2017, com a apresentação de 8 concertos de instrumentos solistas e música de câmara. Entre os músicos convidados são de destacar os pianistas João Paulo Santos (Portugal), Anne Kaasa (Noruega-Portugal), Steven Chervenkov (Brasil), Veronika Schreiber (Polónia), entre outros profissionais do actual cenário musical português."

Adriano Nogueira (comissário).

Organização:
MNM/DGPC
Local:
Museu Nacional da Música, Lisboa