Saltar para o conteúdo principal da página

Concertos 23 de fevereiro, às 19h00

Músicas do acervo - compositores portugueses e seus contemporâneos 2ª Temporada

O ciclo Músicas do acervo - compositores portugueses e seus contemporâneos apresenta o 4º concerto desta temporada no dia 23 de fevereiro, às 19h00, com Ricardo Martins.

Programa
Armando José Fernandes - Prelúdios op. 1
Claude Debussy - Préludes (1er livre)

Ricardo Martins estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa com Manuel Fernandes. Realizou os seus estudos superiores na Escola Superior de Música de Lisboa com Jorge Moyano. Posteriormente, frequentou o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição, com Jorge Moyano e Miguel Henriques, e com “Leitura à primeira vista em Piano” como tema de dissertação.
Participou como pianista acompanhador em masterclass com Rudolf Knoll, Ana Leonor Pereira e Hansjörg Schellenberger, e em workshops para correpetidores com João Paulo Santos, Claudio Desderi, Jory Vinikour e Paul McCreesh (inserido nos cursos ENOA).
Participou também em masterclass de piano e aperfeiçoamento técnico com Galina Eguiazarova, Sequeira Costa, Miklos Spaniy, Fausto Neves, Roberto Turin, Artur Pizarro, Mikhail Markov e António Rosado.
Lecciona, como professor acompanhador, na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Colabora frequentemente com o Coro Gulbenkian como pianista acompanhador, tendo trabalhado com maestros como Joana Carneiro, Lawrence Foster, Jorge Matta, Michel Corboz, Fernando Eldoro, Paulo Lourenço, John Nelson, Ludovic Morlot e Paul McCreesh. Colabora também com a Orquestra Gulbenkian como instrumentista convidado. Conta também com participações em concerto com vários agrupamentos, como o Coral S. José, sob a direcção do maestro Luís Filipe Carreiro. 
Apresenta-se regularmente a solo.
Estreou-se com orquestra com o Concerto para Piano de Poulenc, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, sob direcção do maestro Vasco Azevedo.

#EntradaLivre








Neste ciclo de entrada livre, o público tem a oportunidade de conhecer extraordinários compositores portugueses, cujas obras são pouco conhecidas do grande público. Ao contrário de alguns compositores de diferentes países da Europa, cujo trabalho é hoje globalmente reconhecido, a pouca divulgação da música erudita portuguesa remeteu muitas partituras ao esquecimento. Nestes concertos, a par da música portuguesa, será também possível ouvir música de consagrados de outros países, contemporânea da primeira. O objectivo do ciclo – que conta com o apoio do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e com a preciosa ajuda de músicos convidados que tocam pro bono - é que exista uma maior divulgação do acervo de partituras do Museu Nacional da Música e do património musical português. 

Programa da 2.ª Temporada do ciclo Músicas do Acervo

09 de março - Bernardo Santos

13 de abril - Duarte Pereira Martins

04 de maio - Philippe Marques

01 de junho - Academia de Música de Telheiras

08 de junho - Diego Caetano (BR/USA)

Sempre às 19h00


Comissário: Adriano Nogueira 

Parceria: 

MPMP - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa
Revista Glosas

Comissário: Adriano Nogueira

https://www.facebook.com/museunacionaldamusica/videos/1601682963221807/ (teaser da 2ª Temporada)

 

Organização:
MNM/DGPC
Local:
Museu Nacional da Música, Lisboa