Saltar para o conteúdo principal da página

Atividades - Serviços Educativos De 21 a 23 e de 28 a 30 de dezembro

“Férias no Palácio!”

Entre os dias 21 a 23 e 28 a 30 de dezembro de 2020 o Palácio Nacional da Ajuda oferece Férias no Palácio!

Programa


1ª semana

Dia: 21 de dezembro | Horário: 9h30 – 17h00 – Um Dia em cheio!

Partilha connosco um dia em cheio! De manhã torna-te o ourives oficial da Família Real e constrói a Coroa de Sua Majestade. Se não souberes como é a coroa, nós iremos mostrar-te para te inspirares. Cuidado com tanto dourado! De tarde coloca o avental e chapéu de pasteleiro e descobre os sabores italianos dos Panetones, um bolo doce que vem da terra da nossa Rainha D. Maria Pia. Mete as mãos na massa e leva o teu Panetone para casa!


Dia: 22 de dezembro | Horário: 9h30 – 17h00 – Um Natal Real!

Um Natal sem Árvore de Natal… não é Natal! E aqui no Paço da Ajuda também era tradição montar uma árvore de Natal, na sala de trabalho do Rei. Neste espaço, D. Maria Pia e D. Luís reuniam a família e celebravam esta noite especial. Junta-te a nós e vamos montar a nossa árvore, colori-la com as decorações que vamos fazer, onde o vermelho e o dourado vão ser a inspiração!


Dia: 23 de dezembro | Horário: 9h30 – 17h00 – Sonho de uma noite de Natal…

Quando uma ideia é boa e os risos e brincadeiras enchem o palácio, temos de a repetir!

Assim, muito bem-vindos ao Teatro da Ajuda!

Inspirados numa das peças de William Shakespeare, cujas obras de teatro D. Luís adorava traduzir para português, vamos preparar as roupas e os adereços, ensaiar bem as falas e representar a peça num palco real! Se achas que não és bom ator não te preocupes, nós damos uma ajuda e ensinamos-te alguns dos segredos e técnicas utilizadas pelos atores de verdade!


 

2ª semana

Dia: 28 de dezembro | Horário: 9h30 – 17h00 – Viagem do Brasil para Portugal

Que melhor forma de descobrir a vida de D. Maria da Glória, se não com um jogo da Glória!  Na europa, a primeira referência a este jogo, semelhante ao formato que conhecemos, data de 1617 na obra de Pietro Carrera sobre jogos de mesa. Assim, embora D. Maria II (Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga) só tenha vindo a nascer no Rio de Janeiro muitos anos depois, a 4 de abril de 1819, vem descobrir a história desta Rainha que teve uma vida curta mas cheia de aventuras, batalhas e vitórias, num jogo que te vai levar a explorar uma exposição feita à sua medida. E enquanto o fazes, inspira-te porque receber presentes é bom, mas faze-las para oferecer ao pai, à mãe, ao avô ou à avó é ainda melhor! Inspira-te nas bonitas peças de D. Maria e cria a tua própria prenda, digna de oferecer a qualquer rei ou rainha de Portugal!


Dia: 29 de dezembro | Horário: 9h30 – 17h00 – À Descoberta do Brasil

Coloca o chapéu de explorador e parte à descoberta do Brasil.... no Palácio Nacional da Ajuda! Terra que viu nascer D. Maria II, o Brasil sempre esteve no imaginário dos portugueses pelas suas florestas cheias de animais coloridos e exóticos, frutas nunca antes vistas e pessoas “diferentes” dos europeus – os índios. Vem descobrir o país tropical e quem sabe, não levas para casa um pouco desta beleza!


Dia: 30 de dezembro | Horário: 9h30 – 17h00 – Pasteleiro Real por um dia!

Quem não gosta de uma bela fatia de Bolo-rei, com frutos secos, fruta cristalizada e aquele açúcar fininho por cima?! Por isso mesmo vais aprender a fazer o bolo mais famoso da época natalícia! E tal como os pasteleiros da Confeitaria Nacional, que preparavam estas iguarias para a família real, vais descobrir todo o processo, desde fazer o bolo, decora-lo, fazer a sua caixinha e claro, o famoso brinde! Coloca o avental e mãos à obra!

 

Condições

A organização deste programa está de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.

A realização das atividades terá o mínimo de 5 participantes, sendo que o máximo pode variar consoante as diretrizes da DGS, ao aproximar-se a data das atividades (número máx.: 10 crianças).

Preço: 65€/semana (IVA, seguros e materiais incluídos)

Refeições: cada criança deve trazer o seu kit pessoal de piquenique de almoço, incluindo uma garrafa de água identificada com o seu nome.

Todo o material utilizado será desinfetado ao longo do dia, sendo que cada criança terá o seu kit básico de atividade.

Uso de máscara obrigatório: crianças com idade superior a 10 anos e adultos.

Devida à situação atual e constante mudança de diretrizes governamentais, o programa da Time Travellers, em parceria com o Serviço Educativo do Palácio Nacional da Ajuda, poderá sofrer alterações com o aproximar da data das atividades.

 

Organização:
PNA/DGPC
Local:
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

Próximos Eventos