Saltar para o conteúdo principal da página

Atividades diversas 30/07 a 21/09/2017

Resultados do passatempo "EFIMPortugal Num Instante...o Património!"2017

Os resultados do passatempo fotográfico instagram EFIMPortugal Num Instante… o Património!, promovido entre 8 de junho e 16 de julho de 2017, pela Direção-Geral do Património Cultural, no âmbito do projeto Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos (EFIM*), já estão apurados.

Entre as fotografias recebidas através da #efim2017portugal, foram eleitas duas que correspondem aos critérios solicitados e que espelham visões, sensibilidades e abordagens artísticas distintas na perceção do universo do património cultural:

- Fotografia noturna, Ponte D. Luís I, Porto - "Construímos muros a mais e pontes a menos" (Isaac Newton); autoria: Ana Luísa Esperança da Silva (15 anos, Vila Nova de Gaia - Grijó);

- Reflexo, Fonte Grande de Alte, Loulé - "O reflexo traduz sempre a realidade invertida das coisas“; autoria: João Afonso de Sousa Canelas (18 anos).

fotografia da Ponte D. Luís I ilustra uma metáfora da união entre duas margens, símbolo de coesão, partilha e encontro. Reflexos de luz nas águas, brilhos e cores que cortam o negro profundo da noite: elementos de complexidade e diversidade  que determinaram a escolha desta imagem. 

Por sua vez, a fotografia Reflexos revela a rudeza da alvenaria, o jogo de espelhos conferido pelo reflexo das águas, o efeito de claro-escuro de um primoroso preto e branco são elementos que valorizam esta foto. A água, elemento ancestral e fundamental, é a matéria primeira desta imagem, enquanto símbolo de vida, de transparência e de continuidade.


Os trabalhos originais mais criativos serão apresentados no Museu de Arte Popular no dia 21 de setembro, ao final da tarde, durante a cerimónia de abertura oficial das Jornadas Europeias do Património 2017, ocasião onde serão também atribuídos os seguintes prémios a cada um dos dois vencedores do passatempo:

- 1 curso de fotografia, oferta da Academia OLHARES.com;

- 1 telemóvel Samsung Galaxy J5, oferta da NÖS;

Os prémios são pessoais e intransmissíveis, não podendo ser reembolsados ou trocados pelo equivalente em dinheiro. 

- As fotografias premiadas representarão ainda Portugal no catálogo digital da EFIM, juntamente com os trabalhos vencedores dos outros países integrados neste Projeto Internacional.

As fotografias pré-selecionadas entre o vasto conjunto recebido, podem ser apreciadas no instagram @EFIMPortugal e ainda na plataforma internacional EFIM http://culturaeducacio.gencat.cat/efim/internacional.php.


O Projeto EFIM, em que se enquadra a experiência fotográfica EFIMPortugal Num Instante…o Património!, é uma iniciativa organizada pelas autoridades da Catalunha (Espanha) que visa difundir o trabalho dos jovens criadores e alunos que saibam captar, através da sua objetiva, a riqueza do património monumental da Europa e dos países mediterrânicos. 


*NOTA:

A DGPC agradece a entusiástica participação de todos os concorrentes e a colaboração dos seus parceiros - OLHARES e NÖS, indispensáveis para o maior sucesso deste passatempo. Parabéns aos dois vencedores!

Organização:
DGPC / EFIM /Olhares / NOS
Local:
Direção-Geral do Património Cultural
Telf(s):
213 614 248 /46