Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Atividades diversas 23 de junho, às 15h00

Projecto Um lugar na mesa real/A Place at the Royal Table | Pic- Nic Galante - A Corte Merenda no Jardim do Cerco

Por ocasião do Ano Europeu do Património Cultural, a rede de Residências Reais Europeias apresenta Um Lugar à Mesa do Rei /A Place at the Royal Table, um programa consagrado ao património gastronómico das cortes europeias. Lançado simultaneamente no dia 15 de março, o projeto reúne atualmente 21 instituições em 12 países europeus.

De Portugal à Polónia, de Itália à Dinamarca, vários eventos serão organizados por toda a Europa para os 35 milhões de visitantes das Residências Reais para como forma de comemorar o nosso Património. Exposições, percursos temáticos, eventos para o grande público, workshops e seminários, recriações e espectáculos, debates e degustações serão uma ocasião para reflectir sobre a História da Europa e da sua identidade através do seu património culinário.

Um lugar à mesa do Rei será igualmente pontuado por diversas actividades simultâneas em toda a Europa.

Assim:

23 junho a partir das 15h00, realiza-se no palácio Nacional de Mafra o Pic- Nic Galante - A Corte Merenda no Jardim do Cerco

Neste dia 14 Palácios Reais convidam os seus visitantes a participar num evento simultâneo ao ar livre, para descobrir as tradições culinárias europeias.

Desde a recriação de um piquenique ao tempo dos Bourbon na Reggia di Caserta (Itália) até a organização de um piquenique no festival de música de Potsdam no Palácio de Sanssouci (Alemanha), passando também pela recriação de uma merenda do século XVIII no Jardim do Cerco, junto ao Palácio Nacional de Mafra, os visitantes terão uma oportunidade única para compartilhar uma experiência comum para além das fronteiras nacionais.

O Palácio Nacional de Mafra convida os seus visitantes a participarem neste Pic-Nic Galante trazendo as suas próprias merendas ou adquirindo “gulodices” nas barraquinhas do Jardim…

A partir das 15h00, terá início o desfile dos criados que vão instalar mesas e cadeiras e preparar as iguarias.

Às 15h30, chegam a Corte e os seus convidados para merendar. Seguem-se jogos e passatempos, apontamentos musicais e passos de dança em que os visantes serão convidados a participar.

Esta actividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e a animação pela Câmara dos Ofícios.

Ainda no mesmo dia, será lançado um concurso de fotografia europeu no Instagram, sob a hashtag #EuropeanRoyalPalaces. Durante dois meses, os utilizadores da Internet são convidados a publicar as suas mais belas imagens dos Palácios europeus que participam na iniciativa (ver lista completa em: www.europeanroyalresidences.eu/event/photo-contest/)

No final deste concurso, cada Palácio selecionará um vencedor. A fotografia escolhida será publicada nas redes sociais de todos os Palácios participantes e o vencedor será convidado a participar numa visita privada ao Palácio que fotografou.

Para participar:

1 - Publique suas fotografias com o #europeanroyalpalaces

2 - Identifique a conta do Palácio relevante em cada foto

E também,

No dia 19 de julho de 2018, a Associação das Residências Reais Europeia organizará a terceira edição do Dia do Palácio, este ano especialmente dedicado ao projecto Um Lugar na Mesa Real #Tabelas Reais da Europa, tratando os temas da mesa e da gastronomia.

Um Instameet Europeu simultâneo em 10 Residências Reais fechará este dia.

Consulte o programa de eventos internacionais em: www.europeanroyalresidences.eu

ou o programa do Palácio Nacional de Mafra em www.palaciomafra.gov.pt

Organização:
PNM/DGPC, apoio da Câmara Municipal de Mafra e a animação pela Câmara dos Ofícios
Local:
Palácio Nacional de Mafra