Saltar para o conteúdo principal da página

Atividades diversas 15 a 17 de setembro

IN’MUSICA - SEMANA MUSICAL DE MAFRA

A Câmara Municipal de Mafra e a cultur’canto associação cultural apresentam o IN’MUSICA - SEMANA MUSICAL DE MAFRA que irá ocorrer no próximo fim-de-semana (de 15 a 17 de setembro) em Mafra.

Este festival, pela exclusividade que apresenta, será apresentado em salas do Palácio-Convento de Mafra que habitualmente não estão acessíveis ao grande público, cujo acesso será realizado de forma gratuita, com o intuito de apresentar, nesses espaços, um ciclo de concertos de música antiga.

 

Sendo o Palácio-Convento de Mafra, uma referência nacional do Período Barroco em Portugal, o IN’MUSICA propõe um programa em linha com as comemorações dos 300 anos do lançamento da primeira pedra desta edificação, dando ênfase à música portuguesa palaciana (da corte), tal como era no tempo de D. João V, em apresentações temáticas realizadas por músicos e artistas profissionais.

Deixe-se encantar pela riqueza da música na história executada nos espaços exclusivos do Palácio Nacional de Mafra, produzindo um equilíbrio harmónico nunca explorado...!

Viva momentos de profunda reflexão sobre o significado da música num dos mais emblemáticos monumentos de Portugal…

Um evento que conta com o apoio do Palácio Nacional de Mafra e da Escola das Armas.

Abordando a edição de 2016, onde os todos concertos conduziram o público a uma viagem pelo período barroco, a III edição do In’Musica caracteriza-se pelas influências da música portuguesa nos séculos XVIII e XIX, um período de relevo para a cultura e história do concelho de Mafra e do próprio Palácio.

Nessa medida, o in’Musica integra, num único fim-de-semana, um programa de concertos dedicados à interpretação da música histórica portuguesa, vocal e instrumental, explorando a combinação eufónica de dois elementos - som e espaço. Ao criar esta relação, o in’Musica produz um conceito de experiência único, ao associar a música com a riqueza acústica das salas do Palácio-Convento de Mafra, dando destaque às Salas Elíptica e dos Atos, espaços de grande referência e, que neste evento, são também dadas a conhecer ao grande público.

Através de múltiplas formas de expressão musical, pretende-se proporcionar uma experiência musical dirigida a toda a comunidade, possibilitando o acesso gratuito à música de qualidade.

O alinhamento dos concertos prevê um quadro relevante de músicos e ensembles musicais, num formato pensado em exclusivo para o Palácio-Convento de Mafra.

O in’Musica tem como principais objetivos: a valorização cultural de Mafra através da prática musical de qualidade; refletir sobre a profundidade da música erudita produzida ao longo da história; ser uma plataforma colaborativa entre artistas e intérpretes, dedicada ao desenvolvimento coletivo da música erudita em Portugal nas suas múltiplas vertentes, posicionando-se como um evento musical de referência nesse contexto. 

Organização:
Câmara Municipal de Mafra e a cultur’canto; PNM/DGPC
Local:
Palácio Nacional de Mafra