Saltar para o conteúdo principal da página

Atividades diversas Até 19 de setembro

Musas – Festival das Artes de Conimbriga

Entre os dias 12 e 19 de setembro, irá realizar-se, em Condeixa-a-Nova, o Musas – Festival das Artes de Conimbriga.

O Musas nasce de uma parceria entre a Orquestra Clássica do Centro, o município de Condeixa-a-Nova, o PO.RO.S e o Museu Monográfico de Conimbriga- Museu Nacional/DGPC

Em vários locais emblemáticos de Condeixa-a-Nova, vai decorrer a primeira edição do “Musas – Festival das Artes de Conímbriga”, que conjuga iniciativas de índole musical, arqueológica, astronómica e gastronómica.

Três concertos pela Orquestra Clássica do Centro (OCC), workshops, observação das estrelas e uma mostra gastronómica da época romana são algumas das iniciativas que compõem este festival.

O “Musas” começa no dia 12 (sábado), às 21h00, com o “Concerto a Orfeu”, nas Termas do Aqueduto da cidade romana de Conímbriga, arredores da vila de Condeixa-a-Nova.

Todos com entrada livre, os três espectáculos da OCC, dirigidos pelo maestro José Eduardo Gomes, são comentados por um convidado, uma tarefa que neste caso caberá ao director do Museu Monográfico e de Conimbriga - Museu Nacional, José Ruivo. O primeiro serão do programa inclui a participação de Beatriz Cortesão, na harpa.

No dia 16 (quarta-feira), pelas 19h00, no PO.RO.S, o Ensemble de Cordas da OCC realiza um café-concerto intitulado “O cérebro e a música”, com comentário do convidado António Freire Gonçalves, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) e presidente do Conselho Português para o Cérebro.

“Serenata com a Lua por perto” é o concerto de encerramento, no dia 19 (sábado), às 21h00, no PO.RO.S, com as vozes de Lara Martins (soprano) e Paulo Ferreira (tenor), cabendo os comentários ao cientista Carlos Fiolhais, professor da UC.

O programa conta com a colaboração do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, para a iniciativa “Observação das estrelas”, em Conimbriga, no dia 18 (sexta-feira), às 21h00.

Organização:
Orquestra Clássica do Centro, Município de Condeixa-a-Nova, PO.RO.S, Museu Monográfico de Conimbriga- Museu Nacional/DGPC
Local:
Museu Monográfico de Conimbriga

Próximos Eventos