Saltar para o conteúdo principal da página

Atividades diversas 15 de novembro

IV Congreso Internacional de Educación Patrimonial – CIEP4 Workshop “Pessoas, lugares, histórias. As comunidades patrimoniais da Convenção de Faro” – Necessita da tua Participação

Em novembro, o projeto Patrimoni - Peu de la Universitat Jaume I de Castellón (Espanha) e o Departamento de Bens Culturais da Direção-Geral do Património Cultural - DGPC participam na IV Congress Internacional de Educación Patrimonial - CIEP4, com a coordenação do workshop "Pessoas, lugares, histórias. As comunidades patrimoniais da Convenção de Faro", agendado para o dia 15 de novembro.

De acordo com a Convenção de Faro do Conselho da Europa (2005) uma Comunidade Patrimonial "é composta por pessoas que valorizam determinados aspetos do património cultural que desejam, através da iniciativa pública, manter e transmitir às gerações futuras.”

A partir desta perspetiva, as comunidades patrimoniais desenham e planeiam os seus projetos e atividades de forma horizontal, participativa e inclusiva, produzindo uma série de conhecimentos práticos que são suscetíveis de serem compartilhados, e de funcionarem como ponto de partida para o desenvolvimento de redes de intercâmbio assentes na socialização do património e na educação patrimonial, como sendo suas principais ferramentas.

O workshop "Pessoas, lugares, histórias. As comunidades patrimoniais da Convenção de Faro "pretende ser um espaço a partir do qual a partilha de experiências sejam um ponto de partida para a definição e análise de metodologias comunitárias sobre património, e para a identificação dos principais desafios inerentes ao desenvolvimento de comunidades de património.

Para preparação do workshop gostaríamos de conhecer melhor as vossas ideias.

Até à realização do Congresso apelamos à vossa participação através da resposta a questões sobre um tema principal que gostaríamos de ver debatido no evento.

A pergunta desta semana é:

Quais são os principais desafios que encontras no desenvolvimento dos teus projetos culturais?

Os contributos podem ser publicados nos seguintes meios sociais:

- Twitter utilizando #comunidadesciep

- Facebook DGPC

- Facebook PEU -  @PEUUJICASTELLON

 

 

Ponto de Partida

A ideia original do workshop assenta em trabalho já realizado, desde 2016 , por ocasião da terceira Conferência Internacional sobre Educação Patrimonial - # CIEP3, na qual o Observatório de Educação Patrimonial em Espanha - OEPE e o projeto Patrimoni - Peu de la Universitat Jaume I de Castellón iniciou um projeto colaborativo para definição e caracterização de comunidades patrimoniais (#communidadesciep).

Ao longo destes dois anos foram propostas diferentes abordagens abertas e participativas, para discussão e análise dos elementos que são fundamentais para a criação de comunidades patrimoniais, nomeadamente pessoas, lugares, métodos e recursos (2016) e inovação social - patrimonial partindo da pesquisa de Jesús Fernández (2017).

Para mais informação aconselha-se a consulta de um artigo publicado na revista Memoria Viva em #comuniadesciep  (http://patrimoni.peu-uji.es/es/memoria-viva/1286-mv09-07-que-es-para-ti-%20una-comunidad-patrimonial-las-comunidadesciep)

Workshop “Pessoas, lugares, histórias. As comunidades patrimoniais da Convenção de Faro”. IV Congreso Internacional de Educación Patrimonial – CIEP4

DATA: 15 de novembro

Lugar: Museu Arqueológico Nacional, Madrid, Espanha.

Coordenação do Workshop:

Filipa Mascarenhas Neto. Técnica Superior. Departamento de Bens Culturais da Direção Geral do Património Cultural – DGPC (Portugal) - http://www.ciep4.oepe.es/

Ángel Portolés Górriz. Coordenador do Proyecto Patrimoni – PEU. Universitat Jaume I (España) - http://www.ciep4.oepe.es/

 

Organização:
Filipa Mascarenhas Neto. Técnica Superior. Departamento de Bens Culturais da DGPC (Portugal) / Ángel Portolés Górriz. Coordenador do Proyecto Patrimoni – PEU. Universitat Jaume I (España)
Local:
Museu Arqueológico Nacional, Madrid, Espanha.