Saltar para o conteúdo principal da página

Atividades diversas De 28 de março a 4 de abril

Dia Nacional dos Centros Históricos | Residências artísticas, workshops e conferências | Torres Vedras

O programa para a comemoração o Dia Nacional dos Centros Históricos 2020, tem como principais premissas as dinâmicas mais recentes e inovadoras no que diz respeito a programas, políticas, legislação ou conceitos de valorização e regeneração dos centros históricos.

Trata-se de uma iniciativa cuja organização será da responsabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo como principais parceiros a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, a Cooperativa de Comunicação e Cultura e a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património.

Com o objetivo de atrair novos olhares sobre o Centro Histórico, o programa, que terá início no dia 28 de março, incluirá uma atividade ligada à fotografia, contemplando um workshop aberto ao público em geral, bem como a realização de duas residências artísticas levadas a cabo por dois fotógrafos que passarão uma semana de imersão no Centro Histórico, registando o seu património material e imaterial, sob a curadoria da CCC.

Prevê-se ainda, no dia 4 de abril, uma reflexão sobre a nova legislação para a reabilitação de edifícios, em vigor desde o dia 15 de novembro de 2019, através de um workshop prático, orientado pelo professor Aníbal Costa e um conjunto de comunicações sobre este tema, em parceria com a APRUPP- Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, onde contaremos com a experiência da professora Alice Tavares, presidente da APRUPP e do professor Aníbal Costa.

Num segundo momento, André Baptista, arquiteto da Câmara Municipal de Torres Vedras apresentará as Áreas de Reabilitação Urbana de Torres Vedras, assentes numa estratégia de regeneração urbana integrada. Por último, serão apresentados dois projetos, que materializam um conjunto de boas práticas de reabilitação - dois edifícios destinados a residências de estudantes, da autoria da arquiteta Madalena Pereira, cuja entidade promotora é a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Programa 

28 de março

10h00 - 18h00 | Workshop de Fotografia
Local: Câmara Escura, Cooperativa de Comunicação e Cultura
Inscrições: geral@ccctv.org


4 de abril

10h00 – Receção aos participantes
Local: Auditório Paços do Concelho

10h30-13h00 | Workshop - Reabilitação de edifícios antigos
Local: Igreja de Santiago
Inscrições: andrebaptista@cm-tvedras.pt

15h00 - 18h00 | Conferência - Reabilitação Urbana 
Local: Auditório Paços do Concelho

19h00 | Tertúlia com fotógrafos residentes
Local: Câmara Escura, Cooperativa de Comunicação e Cultura


Info: andrebaptista@cm-tvedras.pt 

Parceiros operacionais: CCC e APRUPP
Parceiros institucionais: Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico; Ordem dos Arquitectos; Direção-Geral do Património Cultural e ICOMOS

Organização:
CM Torres Vedras
Local:
Torres Vedras

Próximos Eventos