Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações/ Lançamentos 11 de dezembro

Lançamento do website “Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755”

No próximo dia 11 de dezembro, às 9h30, será lançado o website intitulado Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755.
Trata-se de um projecto de investigação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-NOVA/FCSH) que teve como principal objectivo o estudo aprofundado de um dos mais ricos e importantes testemunhos visuais da cidade, anterior ao terrível sismo de 1755 - o “Grande panorama de Lisboa”, à guarda do Museu Nacional do Azulejo.
Sob coordenação geral de Pedro Flor, a equipa responsável pelo desenvolvimento do projecto é constituída por vários investigadores, especialistas, colaboradores e particulares das mais diversas áreas de formação científica e tecnológica, desde a história da arte até à arquitectura e o urbanismo, sem esquecer a história da cidade de Lisboa nas múltiplas vertentes.
Para a conclusão do projecto, foi indispensável contar com o inestimável apoio de vários parceiros institucionais, com particular destaque para o Museu Nacional do Azulejo / Direcção-Geral do Património Cultural, a Câmara Municipal de Lisboa, a Academia Nacional de Belas-Artes, o Arquivo Histórico do Patriarcado, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas / Torre do Tombo e a Fundação Calouste Gulbenkian.
A partir do dia 11, vai ser possível compreender melhor a evolução iconográfica da cidade de Lisboa durante o período tardo-medieval e moderno (sécs. XV-XVIII), bem como o estudo da história dos principais monumentos da cidade, tendo em conta não só a tradição de representação da mesma ao longo dos séculos, mas também a especificidade da pintura sobre azulejo.

+ informação: https://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/2017/11/30/lancamento-lisboa-em-azulejo-antes-do-terramoto-de-1755/

Organização:
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-NOVA/FCSH)
Local:
11 de dezembro, às 9h30

Próximos Eventos