Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações/ Lançamentos 16 de Outubro, às 18h30

Lançamento do livro de Alexandre Oliveira "Herança de António Ferro. O Museu de Arte Popular"

No próximo dia 16 de Outubro, pelas 18h30, terá lugar, no Museu de Arte Popular, em Lisboa, o lançamento do décimo quinto volume da Coleção Estudos de Museus, da autoria de Alexandre Oliveira, Herança de António Ferro. O Museu de Arte Popular.

O livro é um contributo para o conhecimento do Museu de Arte Popular, tentando entendê-lo desde o surgimento da ideia da sua criação até ao presente. Pretende-se compreender os contextos que estiveram na origem da sua concepção, no quadro das políticas de propaganda associadas à arte e cultura popular de António Ferro e do Estado Novo. O livro desvenda as diferentes etapas que moldaram este museu, seguindo uma visão sobretudo etnográfica e histórica, pontuada pela própria experiência pessoal do autor.

Assim, está feito o convite a todos, para o lançamento do livro de Alexandre Oliveira.

Sobre o livro e o autor

Alexandre Oliveira (1978) é doutorado em Antropologia pelo ISCTE. Colaborou durante 18 anos com o Museu Nacional de Etnologia e fez parte da equipa que procedeu ao inventário e transporte do Museu de Arte Popular para o Museu de Etnologia. É presentemente Técnico Superior da Direção-Geral do Património Cultural.

Herança de António Ferro. O Museu de Arte Popular é um contributo para o conhecimento do Museu de Arte Popular, tentando entendê-lo desde o surgimento da ideia da sua criação até ao presente. Pretende-se compreender os contextos que estiveram na origem da sua conceção, no quadro das políticas de propaganda associadas à arte e cultura popular de António Ferro e do Estado Novo. O livro desvenda as diferentes etapas que moldaram este museu, seguindo uma visão sobretudo etnográfica e histórica, pontuada pela própria experiência pessoal do autor.

Organização:
DGPC e Museu de Arte Popular/DGPC
Local:
Museu de Arte Popular