Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações/ Lançamentos 28 de março, às 18h00

Apresentação pública do dicionário online "Quem é Quem na Museologia Portuguesa"

No próximo dia 28 de março, às 18h00, vai ter lugar, no Palácio Nacional da Ajuda, a apresentação pública do dicionário online Quem é Quem na Museologia Portuguesa, uma iniciativa do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A Direção-Geral do Património Cultural associou-se a este projeto, mediante a celebração de um acordo de colaboração com o Instituto de História da Arte que permitiu a conclusão do primeiro volume, que será lançado na próxima semana.

O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é uma publicação de caráter técnico-científico, dedicada às principais personalidades dos museus em Portugal que exerceram atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Os 189 autores constantes deste primeiro volume responderam a uma chamada pública e a sua seleção foi arbitrada por uma comissão científica criada para o efeito que procedeu depois à revisão das 93 entradas agora disponibilizadas.

O caráter aberto e de acesso livre desta publicação digital permitirá um aprofundamento e a continuidade de divulgação de novas biografias sobre personalidades da Museologia portuguesa, contribuindo, assim, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia.

Organização:
Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Fundação para a Ciência e Tecnologia; PNA/DGPC
Local:
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa