Saltar para o conteúdo principal da página

Apresentações/ Lançamentos 5 de dezembro, às 16h00

Apresentação do Estudo de Públicos do Museu Nacional de Soares dos Reis

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) apresentam, no próximo dia 5 de dezembro de 2018, os Resultados do Estudo de Públicos do Museu Nacional de Soares dos Reis. É o quarto museu dos 14 analisados nesta investigação.

Este estudo contou com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da ONI.

Os resultados agora apresentados respondem de forma detalhada à caraterização dos públicos do Museu Nacional de Soares dos Reis: quem visita o museu? Qual a relação com o museu? Com quem visita? Qual a duração e as motivações da visita? Como se informaram sobre a visita? Que avaliações fazem do museu e da exposição? Quais as práticas culturais e motivações e frequência de visita a museus? Aos dados quantitativos acrescem as opiniões e sugestões que os visitantes deixaram no final da visita ao museu, uma abordagem qualitativa que constitui um dos contributos mais inovadores do estudo.

Projeto estruturante e inovador na área dos estudos de públicos de museus em Portugal, o Estudo de Públicos de Museus Nacionais é o primeiro estudo realizado no país que compreende uma amostra representativa (mais de 13.000 questionários validados), alargado no tempo (12 meses de recolha de informação) e nos museus abrangidos (14 museus nacionais).

Pretende-se que os resultados exaustivos do EPMN e a consequente caracterização aprofundada dos públicos dos restantes 10 museus nacionais participantes no estudo venham a ser divulgados até ao final do 1º semestre de 2019, estando a próxima apresentação já agendada para dia 19 de dezembro no Museu Nacional de Arte Antiga.

Organização:
RPM/DGPC
Local:
Museu Nacional Soares dos Reis, Porto