Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Apresentações/ Lançamentos 9 de dezembro, às 18h00

Apresentação da Revista Al-Madan n.º 24

A Revista Al-Madan n.º 24 será apresentada no Museu Nacional de Arqueologia, às 18h00 de 9 de dezembro de 2021.

A Al-Madan é editada pelo Centro de Arqueologia de Almada (CAA), desde 1982, sendo o n.º 24 viabilizado pelos protocolos plurianuais celebrados com a Associação dos Arqueólogos Portugueses e as empresas Arqueohoje e Neoépica, a que se juntam os apoios pontuais da Câmara Municipal de Almada e da Câmara Municipal de Oeiras.

Lembramos que na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Arqueologia, onde decorrerá a apresentação, mostrou-se ao público a exposição QUINTA DO ROUXINOL. Uma olaria romana no estuário do Tejo. Corroios / Seixal, entre 19 de março de 2009 a 26 de maio de 2013. Uma organização conjunta do Ecomuseu Municipal do Seixal e Museu Nacional de Arqueologia, que contou com a colaboração do CAA.

A Olaria Romana da Quinta do Rouxinol (Corroios, Seixal) foi identificada em 1986 e está classificada como Monumento Nacional desde 1992. O seu estudo continua a revelar-se fundamental para a compreensão da economia da Época Romana, em território atualmente português.

Sauda-se assim a permanência de uma Revista editada pelo Centro de Arqueologia de Almada que, ontem como hoje, mantém o objetivo de dar a conhecer o Património Cultural Nacional.

O dossiê central da edição impressa da Al-Madan 24 é dedicado ao "Congresso da Reabilitação – Aveiro 2021", reunindo uma seleção de comunicações apresentadas ao CONREA 2021, congresso realizado na Universidade de Aveiro, de 29 de junho a 1 de julho de 2021 (http://conrea2021.web.ua.pt). 

Organização:
MNA/DGPC; Centro de Arqueologia de Almada (CAA)
Local:
Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa