Skip Navigation

PDP 2 – Património Cinematográfico FILMar – Digitization of film Heritage

Promotor de projeto:

Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Parceiro de projeto dos países doadores:

Instituto Norueguês de Cinema de Oslo (Norwegian Film Institute of Oslo)

Financiamento total do projeto:

€ 881.250

Taxa de financiamento:

100%

Duração estimada:

48 meses

 

A Cinemateca Portuguesa, museu nacional do cinema em Portugal,  tem por missão recolher, proteger, preservar e divulgar o património relacionado com as imagens em movimento, promovendo o conhecimento da história do cinema e o desenvolvimento da cultura cinematográfica e audiovisual.

Este projeto tem como objetivos a médio e longo prazo: disponibilizar imagens em movimento, atualmente inativas, nos cofres da Cinemateca Portuguesa, em 35mm, 16mm e outros formatos analógicos; disseminar a acessibilidade ao património cultural cinematográfico como forma de contribuir para uma melhor compreensão da história, tradições e identidade nacionais; e estimular a utilização do património cinematográfico digitalizado pelas diferentes entidades a nível local (clubes de cinema, escolas, entidades artísticas, etc. ...).

A Cinemateca visa promover, em todas as fases do processo de digitalização, o acesso ao património cinematográfico relevante e culturalmente valioso, e criar uma relação nova e sustentável como Instituto Norueguês de Cinema, no que diz respeito ao conhecimento sobre o cinema norueguês e português, que hoje em dia não tem expressão em cada país.

Componentes do projeto:

Plano de digitalização, preparação e melhores práticas: a coordenação do projeto, incluirá uma seleção coerente de conteúdo, a aquisição de equipamentos e suprimentos de digitalização, bem como recursos humanos;

Divulgação e sensibilização: o FILMar procurará estabelecer e desenvolver contactos com outras entidades portuguesas, de modo a promover a utilização das explorações digitalizadas para a apresentação de programas de filmes locais e descentralizados. Esta componente é necessária para fomentar a colaboração e a compreensão do projeto, entendido como plataforma de conhecimento.

Programa de intercâmbio de conhecimento com 2 seminários a serem realizados na Noruega, sobre: a disseminação e distribuição do património cinematográfico; e o valor cultural histórico do mar, tanto na Noruega como em Portugal.

Criação de uma retrospectiva cinematográfica com entidades norueguesas, através de programação contextualizada, promovendo o conhecimento sobre ambos os territórios e respetivas tradições do Mar, para serem exibidos em Portugal e na Noruega, incluindo 10-12 filmes noruegueses e 10-12 filmes portugueses.

 

Imagem 5 -> Património Cinematografico