Skip Navigation

Museu Nacional da Música

O Museu Nacional da Música é uma instituição tutelada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) onde se encontra uma das mais ricas colecções instrumentais da Europa, além de um acervo documental, fonográfico e iconográfico.
Com cerca de 900 instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, sobretudo europeus, mas também africanos e asiáticos, de tradição erudita e popular, o museu possui instrumentos raros e de incalculável valor histórico e organológico, de que são exemplo os cornes ingleses de Grenser e de Grundman & Floth, o oboé de Eichentopf, os cravos de Joaquim José Antunes e Pascal Taskin ou o violoncelo de António Stradivari, que pertenceu e foi tocado pelo rei D. Luís. O museu é ainda particularmente notável pela quantidade e qualidade de instrumentos de factura portuguesa, espécimes pouco abundantes em museus congéneres.
Está aberto ao público desde 26 de Julho de 1994 na estação do metropolitano Alto dos Moinhos.

Horário

De Terça-feira a Sábado das 10h00 às 18h00
Encerra Domingos, Segundas, Feriados de Ano Novo, 1.º de Maio e Dia de Natal. 

Informação disponível 

Roteiro do Museu (português, inglês e francês)
Desdobrável (inglês)

Acessibilidade 

O Museu Nacional da Música possui uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência motora, cuja entrada é efectuada pelo Piso 0. Esta plataforma permite o acesso ao piso da exposição permanente que é completamente amplo, sem desníveis ou obstáculos. O passeio de acesso ao piso 0 não possui um desnível ou rampa de acesso.
O Museu possui WC’s adaptados.

Estacionamento 

O Museu não possui parque de estacionamento próprio, existindo, contudo, áreas para estacionamento nas imediações.

Bengaleiro

Horário de funcionamento do Museu

Preço: gratuito

Cafetaria

O Museu não possui cafetaria.

Espaços


Sala Polivente 

Espaço fechado sem janelas, com 180 m2, integrado na exposição permanente do Museu. Pavimento e paredes de madeira. Óptima acústica. 80 lugares sentados e 120 lugares em pé.
O equipamento disponível é composto po um sistema de som Fender Passport PD-250; 4 microfones; Vídeo projector Epson EMP-7250; Tela para projecção vídeo (150x150 cm); Leitor de dvds/cds; 68 cadeiras; 14 bancos.


Átrio

O átrio tem uma dimensão de 75 m2 e uma capacidade para cerca de 60 pessoas em pé.


Visitas privadas

O Museu poderá, se for vontade da entidade que solicita a cedência de espaço, assegurar uma visita guiada à exposição permanente. A realização desta visita fora do horário de funcionamento deverá ser solicitada com a devida antecedência, implicando o pagamento extra de uma taxa por participante.

Eventos Permitidos

Privilegia-se a realização de actividades de carácter cultural, de preferência que estabeleçam uma relação com o Museu, as suas colecções e a música. As actividades que não se enquadrem neste leque apenas poderão ser realizadas fora do horário de funcionamento. Todos os eventos devem respeitar o ambiente cultural do espaço e as regras de conservação preventiva e de segurança. Não são autorizadas actividades político-partidárias, sindicais, religiosas ou outras que atentem contra a dignidade do edifício, das colecções, ou o normal funcionamento do Museu.

Espectáculos fornecidos

O Museu poderá, por intermédio da Associação dos Amigos do Museu da Música (AAMM), apresentar propostas musicais desde que haja um pedido nesse sentido. A entidade que solicita a cedência de espaço deverá, nessas circunstâncias, suportar, além da taxa definida pelo Museu, o pagamento das despesas relacionadas (por exemplo, honorários dos músicos ou aluguer de equipamentos), assim como uma comissão que reverterá a favor da AAMM.

Catering próprio

O serviço de catering bem como a decoração da sala são responsabilidade da entidade que solicita a cedência de espaço de acordo com pressupostos acordados entre as duas partes e sob a supervisão do Museu. O serviço de catering apenas poderá incluir cocktails, buffets frios ou coffee breaks. Apenas os coffee breaks poderão decorrer dentro do horário de funcionamento do Museu. Caso haja necessidade, poderá colocar-se à disposição a cozinha do Museu.

Refeições especiais

Inexistentes

Condicionamentos técnicos / segurança

Obrigatória a realização de seguro de responsabilidade civil, cobrindo os riscos inerentes à utilização dos espaços.

Outro equipamento

A utilização do piano Bechstein de meia cauda (pertencente originalmente ao compositor Luís de Freitas Branco), que integra a exposição permanente do Museu, poderá, caso o Museu assim o entenda, ser autorizada desde que a entidade organizadora suporte a sua afinação prévia, responsabilizando-se pelo seu bom estado de conservação.

Informações úteis

Como chegar: Metro - Estação Alto dos Moinhos - Linha azul (Amadora Este - Santa Apolónia)

Autocarros: 768 e 54

Venda de bilhetes: no local 
Meios de pagamento: dinheiro, cartão Visa, multibanco e cheque.

Contactos

Directora: Graça Mendes Pinto 

Morada: Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos, Rua João de Freitas Branco,
Lisboa 1500-359
Telefone: + 351 21 771 09 90 - 8
E-mail: geral@mmusica.dgpc.pt 
Sítio: http://www.museudamusica.pt
Coordenadas GPS: N 38º 45' 5.51’’, W 9º 10' 48.37''