Skip Navigation

Biblioteca da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Biblioteca

A Biblioteca da Casa-Museu Anastácio Gonçalves (CMAG) tem a sua origem em 1980 quando da sua abertura ao público, quinze anos após ter sido legada, por vontade testamentária do seu proprietário, com as coleções de arte ao Estado português.

Acervo

Dois fundos, um público e outro particular, constituem o acervo bibliográfico da Biblioteca da CMAG, reunindo um total aproximado de 4221 espécies. A tipologia das obras coincide com as coleções artísticas existentes, onde se inclui  Pintura,  História da Arte, História, Cerâmica, Artes Decorativas, Mobiliário, Escultura,  Desenho, Gravura, Aguarela, Pastel, Ourivesaria, monografias, periódicos e catálogos, entre outras.

Como biblioteca especializada em arte, vocaciona-se particularmente para os utilizadores internos, investigadores, professores, alunos e profissionais das áreas.

Serviços disponíveis

Leitura presencial, com marcação prévia.

O acesso aos fundos de arquivo e coleções em reserva é restrito a investigadores, e deverá ser efetuado através de pedido por escrito, dirigido à Coordenadora Dra. Ana Mântua: amantua@cmag.dgpc.pt

O catálogo bibliográfico online estará disponível oportunamente.

Tabela de Preços 

O serviço de reprodução de documentos só é disponibilizado em casos especiais, devidamente considerados e autorizados superiormente.
Nestes casos, os preços regem-se pela Tabela em consulta

Informações gerais:

Contactos

Biblioteca da Casa-Museu Anastácio Gonçalves
Teodora Marques (Responsável pela Biblioteca)
Telef. geral (00351) 213 540 923
Email: teodoramarques@cmag.dgpc.pt

Localização

Casa – Museu Dr Anastácio Gonçalves
Av.ª 5 de Outubro, 6-8
1050-055 Lisboa


Acessos

Metropolitano - Picoas