Skip Navigation

Trabalhos em curso

Formação interna

A DGPC concebeu um programa de formação interna dirigido aos funcionários cujo trabalho tem implicações com questões de acessibilidade para introdução aos temas de acessibilidade ao património.

Em 2013 dirigimos o programa aos profissionais dos Serviços Centrais - Departamento de Estudos, Projetos, Obras e Fiscalização (DEPOF), Departamento de Documentação, Comunicação e Informática (DDCI) e Divisão de Museus e Credenciação (DMC).

Para 2014 prevemos que o programa se estenda aos Serviços Dependentes (Monumentos, Palácios e Museus) e às instituições integradas na Rede Portuguesa de Museus.

Estudo diagnóstico - Acessibilidade nos serviços dependentes

Estamos a desenvolver um estudo sobre as condições de acessibilidade das áreas visitáveis nos imóveis afetos, com o objetivo de fazer uma análise sistemática da situação atual, identificar os principais problemas, formular sugestões para os ultrapassar e definir prioridades de ação.

Em 2013, o estudo incide sobre os Monumentos e em 2014 sobre Palácios e Museus. Porque consideramos a acessibilidade como um serviço público integrado, considerámos 10 temas prioritários a analisar: 1 – Edifício; 2 - Localização e orientação; 3 – Exposições; 4 – Comunicação e Divulgação; 5 – Segurança: 6 – Consultoria; 7 – Formação; 8 – Emprego e voluntariado; 9 – Avaliação; 10 – Política de gestão.

Os resultados do estudo serão divulgados oportunamente.