Skip Navigation

Igreja de São Miguel, matriz de Malhada Sorda - detalhe

Designação

Designação

Igreja de São Miguel, matriz de Malhada Sorda

Outras Designações / Pesquisas

Igreja Matriz de Malhada Sorda / Igreja Paroquial de Malhada Sorda / Igreja de São Miguel(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localization

Divisão Administrativa

Guarda / Almeida / Malhada Sorda

Endereço / Local

Rua do Coro
Malhada Sorda

Largo do Chafariz
Malhada Sorda

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

World Heritage

-

General Description

Nota Histórico-Artistica

É desconhecida a data exacta de fundação da Igreja de São Miguel, matriz de Malhada Sorda, embora se possa situar a sua edificação no último quartel do século XVI, quer através do modelo edificativo, quer pela indicação dada pela data 1597 gravada junto a um dos arcos da nave, que se reportará a uma primeira fase da campanha de obras.
De planta rectangular disposta longitudinalmente, o templo é composto pelos volumes da nave e da capela-mor, sendo precedido por uma estrutura edificada no século XVIII, de maiores dimensões que a fachada, na qual se dispõem a torre sineira e um pórtico com arco de volta perfeita e frontão triangular que antecede a fachada. O frontispício foi rasgado ao centro por um portal ladeado por pilastras e encimado por frontão triangular.
O espaço interior da igreja é de nave única, marcada por dois arcos de asa de cesto, o arco triunfal e um segundo disposto a meio da nave, pintados com ornamentos de brutesco . Este espaço é coberto por tecto de caixotões de madeira, com pinturas representando cenas da vida da Virgem.
A capela-mor, cuja cobertura é ornamentada com uma representação da Santíssima Trindade, possui retábulo barroco de talha dourada, executado no século XVIII em conjunto com os retábulos laterais. Na parede fundeira do templo, atrás do altar-mor, existe um conjunto de pinturas murais quinhentistas representando três cenas, ao centro o Arcanjo São Miguel , ladeado por Adão e Eva e a Árvore da Vida , sendo estas últimas inspiradas numa gravura de Schedel, integrada na Crónica de Nuremberga .
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/2006

Images

Bibliografia

Título

Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...

Local

Lisboa

Data

1990

Autor(es)

PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, FERREIRA, Pedro Augusto

Título

Diocese e Distrito da Guarda

Local

Porto

Data

1902

Autor(es)

CASTRO, José Osório da Gama e

Título

Portugal - Diccionário Historico, Chorographico, Heraldico, Biographico, Bibliographico, Numismatico e Artistico

Local

Lisboa

Data

1911

Autor(es)

PEREIRA, L. A. Esteves, RODRIGUES, Guilherme

Título

Diccionário Chorographico de Portugal Continental e Insular

Local

Porto

Data

1948

Autor(es)

COSTA, Américo

Título

Malhada Sorda, Beira Alta, vol. XXXVI, fasc. 2 e 3

Local

Viseu

Data

1977

Autor(es)

NOGUEIRA, José Artur Anes Duarte

Título

Almeida - subsídios para a sua história

Local

Viseu

Data

1988

Autor(es)

CARVALHO, José Vilhena de