Skip Navigation
Itinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve

Conjunto Arqueológico do Escoural

Designação

Conjunto Arqueológico do Escoural (Montemor-o-Novo)

Localização - Concelho / Distrito

Montemor-o-Novo / Évora

Classificação

Monumento Nacional

Cronologia

Paleolítico / Neolítico / Calcolítico

Caracterização

A gruta do Escoural fica situada na Herdade da Sala, no Concelho de Montemor-o-Novo e constitui a única cavidade conhecida no actual território português, com pinturas e gravuras rupestres realizadas no Paleolítico Superior.

  • Vista geral do interior da gruta e painel de informações ao visitante

  • Vestígios da pintura parietal no interior da gruta

  • Interior do Centro de Acolhimento e Interpretação

A sua descoberta, em 1963, deveu-se à exploração de uma pedreira, tendo-se encontrado, no seu interior, uma necrópole datada do Neolítico Final. Mais tarde seriam detectadas as primeiras pinturas. Foi classificada como Monumento Nacional em 1963.

Os trabalhos arqueológicos revelaram ocupações desde o Paleolítico Médio e Superior até ao Neolítico Final. A arte rupestre destaca-se pela sua raridade e apresenta duas fases, com cronologias de cerca 25.000 a.C e 13.000 anos a.C..

No exterior, na elevação acima da gruta, situa-se um Santuário Rupestre Neolítico e um pequeno povoado Calcolítico. Nas proximidades encontra-se um Tholos (sepulcro megalítico de falsa cúpula).

É de salientar que nesta zona existem importantes monumentos megalíticos, dos quais se destacam a Anta Grande da Comenda da Igreja e, já no concelho de Évora, o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.


Acolhimento de Visitantes

  • Centro de Interpretação na povoação de Santiago do Escoural, exposição permanente dedicada ao sítio arqueológico do Escoural; sugere-se uma visita prévia a este Centro e posteriormente a visita à gruta;

  • Loja, publicações de apoio ao visitante, materiais de divulgação;

  • Por motivos relacionados com a conservação do monumento, o número de visitantes é condicionado, sendo as visitas guiadas e em grupo;

  • Visitantes com mobilidade reduzida: a visita ao interior da gruta apresenta dificuldades.


Horário

As visitas realizam-se de terça-feira a sábado, exceto no último sábado de cada mês e aos feriados.



Acessos

Situa-se junto à Estrada Municipal que liga Montemor-o-Novo a Alcáçovas, no Lugar da Fonte Nova, freguesia de Santiago do Escoural.


Escalão e Valor do Ingresso

Escalão e Tipo de Ingresso

(atualizado de acordo com o Despacho n.º2489/2014, publicado no Diário da República, 2.ª série - Nº 33 - 17 de fevereiro de 2014)


Contactos

Marcação das visitas:

Centro Interpretativo do Escoural

266 857 000

e-mail: grutadoescoural@cultura-alentejo.pt


Outros assuntos:

DRCAlentejo

266 769 800