Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Projetos 11/01/2021

Estratégia para o património cultural europeu para o século 21 – linhas de Orientação disponíveis online

Encontra-se disponível on-line o novo MOOC Strategy 21 (Massive Open Online Course) elaborado pelo Conselho da Europa, que visa fornecer aos gestores de património o conhecimento e as ferramentas para implementação das recomendações da Estratégia. Tem também como objetivo orientar os participantes na análise de projetos e atividades relacionados com o património, no sentido de se poderem vir a tornar casos de boas práticas e da rede da Estratégia 21. Também se encontram disponíveis as Diretrizes da Metodologia ST21: Novas Diretrizes da Metodologia da Estratégia 21 - Cultura e Património Cultural.

Enfrentamos hoje múltiplas mudanças no nosso contexto socioeconómico e cultural, no clima e no meio ambiente, que estão a modificar a forma como percebemos, vivenciamos e transmitimos o património cultural. As novas tecnologias também estão a possibilitar atitudes inovadoras, permitindo que as pessoas tenham uma maior participação. Respondendo a esses desafios os Ministros dos Estados Partes da Convenção Cultural Europeia declararam em Namur, já em abril de 2015, a necessidade de uma Estratégia que redefinisse o lugar e o papel do património cultural na Europa.

 

As novas diretrizes da Metodologia da Estratégia 21 foram elaboradas para auxiliar todos – técnicos, funcionários, especialistas, professores, gestores de projetos, entre muitos outros – no seu trabalho do dia-a-dia, demonstrando as principais abordagens da ST21 e propondo métodos de implementação já experimentados e testados.

 

Este documento fornece orientações valiosas e sugere possíveis respostas a algumas perguntas-chave:

 

1. Quais são as partes interessadas que podem utilizar a Estratégia 21 - autoridades públicas / nacionais / regionais / locais, profissionais, associações, museus, comunidades, cidadãos, proprietários de património cultural, etc.?

 

2. Quais são os seus papéis em relação ao património cultural?

 

3. Como podem utilizar a Estratégia 21 de forma prática, tendo em conta os princípios de participação e sustentabilidade, e com o objetivo de produzir impactos transversais (sociais / territoriais / conhecimento) e responder aos desafios migratórios, climáticos e de inovação, em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU 2030?

 

Strategy 21 MOOC (Massive Open Online Course) disponível on-line em: https://www.coe.int/en/web/culture-and-heritage/st21-mooc

ST21 Methodology Guidelines disponível em: New Strategy 21 Methodology Guidelines - Culture and Cultural Heritage: newsroom (coe.int)