Skip Navigation

Projetos 04/01/2019

Acesso livre ao Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa

Decorreu no passado dia 28 de março, no Palácio Nacional da Ajuda, a apresentação pública do Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, publicação online disponível no sítio oficial do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA/NOVA FCSH), dando continuidade ao investimento deste Instituto numa política de acesso aberto.

Trata-se de um projeto editorial inédito, com coordenação de Raquel Henriques da Silva Emília Ferreira e Joana d’Oliva Monteiro, integrado no Grupo Museum Studies (MuSt) do IHA/NOVA FCSH, e que contou na fase final com o apoio da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que permitiu assegurar a sua continuidade.

Especificamente concebido como um corpus em permanente atualização, o Dicionário tem como objetivo fundamental facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas, visando, ainda, contribuir para uma maior compreensão da história dos museus e da Museologia em Portugal.

As 93 entradas que integram a primeira edição do Vol. I do Dicionário, dedicado a personalidades da Museologia Portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960, comprovam, desde já, a relevância desta abordagem centrada no género biográfico, ao dar destaque ao papel empreendido por um naipe de individualidades regionais e locais, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas.

Tendo em conta o conhecimento fragmentado da história dos museus, mas também os recentes contributos surgidos neste âmbito e no da Museologia em Portugal, o Dicionário Quem é Quem… configura-se como um passo decisivo facilitador de leituras comparadas e críticas, aspeto determinante para a consolidação deste campo de análise, apontando dinâmicas, tendências e fragilidades. Trata-se de condições fundamentais para a elaboração de uma História dos Museus em Portugal, necessidade desde há muito sentida no seio do Grupo Museum Studies (MuSt) do IHA/NOVA FCSH e que teve como primeiro impulso o projeto de investigação Fontes para a História dos Museus em Portugal (2010-2013).  

Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa https://institutodehistoriadaarte.files.wordpress.com/2019/03/dicionario_quemquem.pdf

Contacto: quemequem.iha.must@gmail.com