Skip Navigation

Presentations 11/26/2019

"Portugal. A Rede Portuguesa de Museus no Registo de Museus Ibero-Americanos"

Foi agora publicado digitalmente o relatório "Portugal. A Rede Portuguesa de Museus no Registo de Museus Ibero-Americanos", uma síntese de caracterização estatística agregada do universo da Rede Portuguesa de Museus (disponível em http://www.rmiberoamericanos.org/Home/Recursos sendo Portugal o país em destaque no separador “Museus em Números” - http://www.rmiberoamericanos.org/Documentos/7c12ec2a-b596-736e-6da2-571354d1e31d.pdf).

Os dados constantes do presente relatório reportam-se ao ano de 2017 e têm como base de trabalho as informações recolhidas pela Direção-Geral do Património Cultural através de questionário ministrado aos museus RPM em 2018, para atualização das informações constantes do Registo de Museus Ibero-Americanos. Consequentemente, o universo considerado no presente relatório é o dos 146 museus que responderam ao questionário do total de 149 que integravam a Rede em 2017.

Esperamos que os dados que se apresentam se possam constituir como um instrumento para melhor conhecer a realidade museológica nacional no que diz respeito à riqueza e diversidade de museus que integram a Rede Portuguesa de Museus, bem como à sua localização geográfica, aos modelos de gestão, às tipologias e às coleções, aos espaços, aos serviços e atividades disponibilizados ao público e às estatísticas de visitantes.

Destaca-se que em 2020 será realizada nova campanha de recolha de dados para atualização do RMI e consequente produção de relatório com dados reportados a 2019.