Skip Navigation

Museums and Monuments 05/29/2019

Mais de 16 mil visitas no primeiro mês da exposição “Por Teu Livre Pensamento”

Mais de 16 mil pessoas visitaram a exposição “Por Teu Livre Pensamento” e o Memorial aos Presos Políticos durante o primeiro mês de reabertura ao público da Fortaleza de Peniche, onde está a ser instalado o Museu Nacional Resistência e Liberdade.

De 25 de abril a 25 de maio de 2019 a Fortaleza recebeu um total de 16.215 visitantes. Recorde-se que tanto a exposição “Por Teu Livre Pensamento” como o Memorial aos Presos Políticos, com 2.510 nomes inscritos, foram oficialmente inaugurados pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

A exposição “Por Teu Livre Pensamento” resgata momentos marcantes da História Contemporânea a partir da memória do lugar, a prisão de Peniche, numa narrativa museológica que presta homenagem aos antigos presos, às suas famílias e à população de Peniche.

Comissariada pela Direção-Geral do Património Cultural e pelo Comité Executivo do Museu de Peniche (DGPC/CEMP), é constituída por fotografias, documentos, desenhos, vídeos e peças/objetos do futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade e de acervos públicos e privados. Desenvolve-se em quatro núcleos museológicos instalados em espaços simbólicos do Monumento.

Do CEMP fazem parte Domingos Abrantes, Fernando Rosas, João Barros Matos, José Pacheco Pereira, Paula Silva, Silvestre Lacerda e Teresa Albino. A exposição “Por Teu Livre Pensamento” e o Memorial podem ser visitados de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

A entrada é gratuita.