Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museums and Monuments 11/25/2021

DGPC inicia reparação de fachadas no Museu Nacional Grão Vasco em Viseu

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) informa que está em curso no Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), em Viseu, uma intervenção de limpeza de fachadas. Esta obra corresponde à 2ª fase da empreitada iniciada em 2016 com a reparação das fachadas nascente e norte do edifício.

A intervenção, que já deu lugar à montagem de andaimes no exterior do MNGV, é da responsabilidade do DEPOF (Departamento de Estudos, Projetos, Obras e Fiscalização da DGPC) e envolve um orçamento de 136.094,59 €, com IVA incluído. Esclarece-se que ainda não se trata de uma intervenção em sede de PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Com um prazo de execução de 150 dias, os trabalhos desta 2ª fase compreendem a conservação e restauro de material pétreo nas fachadas poente, sul e restante fachada norte, a par de ações de limpeza, colmatação de lacunas e preenchimento em profundidade e estucagem de juntas.

Está igualmente previsto o fornecimento e aplicação de remate superior em chapa de cobre, para ligação/proteção  entre as caleiras e topo do edifício em cantaria, bem como o desentupimento e reparação de gárgulas em  granito, a reparação de rebocos e pintura exterior nas paredes do pátio do museu.

Informa-se que a intervenção em curso não deverá provocar quaisquer alterações nos horários de funcionamento do Museu ou nos seus percursos de visita.