Skip Navigation

Museums and Monuments 01/24/2018

Alargamento da área visitável de Conimbriga Apresentação pública do protocolo DGPC/Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova formalizam hoje, dia 24 de janeiro, às 11h30, em Conimbriga, um protocolo de cooperação que tem por objetivo o alargamento da área visitável do complexo arqueológico de Conimbriga.

No âmbito deste acordo, a DGPC compromete-se a elaborar os projetos para intervenção no complexo arqueológico, inseridos na área classificada como Património Nacional. Por seu lado, caberá à autarquia apresentar uma candidatura a fundos comunitários do programa Centro 2020, assumindo a DGPC a respetiva contrapartida nacional.

O alargamento da área visitável corresponde a um antigo desiderato, cuja concretização vai trazer valorização acrescida a este conjunto monumental, atualmente o complexo arqueológico de Conimbriga tem a descoberto apenas um sexto da sua área.

A apresentação pública do protocolo realiza-se na presença da Diretora Geral do Património Cultural, Paula Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.

Na sessão participa também o novo diretor do Museu Monográfico de Conimbriga, José Ruivo, cujo ato de tomada de posse, na sequência de procedimento concursal, decorrerá pelas 11h20.