Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Iniciativas 11/22/2021

Reunião preparatória para a décima edição do Encontro Ibero-americano de Museus

Nos dias 22 e 23 de novembro, das 10h00 às 14h00 (horário de Santiago do Chile), será realizada a reunião preparatória para a décima edição do Encontro Ibero-americano de Museus, evento que se realizará em 2022 no âmbito do 50º aniversário da Mesa Redonda de Santiago do Chile, um espaço que reuniu vários dos princípios da nova museologia.

Nesta reunião preliminar organizada por Ibermuseus, participarão 65 profissionais de diversos tipos de museus, especialistas de universidades, centros de pesquisa, fundações e projetos culturais de 15 países ibero-americanos, juntamente com representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (AECID).

A Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, foi um espaço interdisciplinar que gerou reflexões críticas sobre a cena social, política e cultural em que se desenvolveram os museus e sobre a necessidade de reconfigurar a relação entre os museus e a comunidade na Ibero América.

Hoje, quase 50 anos depois, e num cenário planetário marcado pela pandemia, embora as instituições museológicas se tenham posicionado gradativamente como espaços dinâmicos e vivos de encontros interculturais, novas questões surgiram como: O que entendemos agora por sustentabilidade e identidades, qual é o papel das comunidades, do que falamos quando nos referimos a territórios e como implementar políticas públicas mais coerentes e sustentáveis ​​para o setor?

Com estas conferências espera-se que o 10º Encontro Ibero-americano de Museus se configure como um espaço de colaboração, integração e cooperação desde o seu planeamento até a sua realização em 2022. Os participantes terão a oportunidade de debater e identificar questões críticas, desafios comuns e, por fim, estabelecer algumas diretrizes para a futura agenda de trabalho do Encontro.