Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Iniciativas 01/14/2022

Prémios do Património Europeu / Prémios Europa Nostra 2022: Candidaturas Abertas até 1 de fevereiro

Estão abertas até dia 1 de fevereiro, as candidaturas aos Prémios Europa Nostra 2022.

Submeta a sua candidatura e partilhe o seu sucesso em toda a Europa!

Concorra através do site www.europeanheritageawards.eu/apply .

Comemora-se este ano o 20º aniversário do mais prestigiado galardão europeu no domínio do património. Os prémios identificam e promovem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural material e imaterial, estimulam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos em toda a Europa, aumentam a consciência pública e o apreço pelo património cultural europeu e incentivam novas iniciativas através do poder do exemplo.

A partir de 2022, as categorias foram revistas de acordo com os desenvolvimentos mais recentes relacionados com a política e prática do património na Europa.

As cinco novas categorias são:

Conservação e adaptação a novas utilizações
. Pesquisa
Educação, formação e competências
Envolvimento e consciencialização dos cidadãos
. Campeões do Património

Em 2022, serão premiados até 30 projetos de toda a Europa. Destes, cinco receberão o Grande Prémio – no valor de 10 mil euros cada – e a um será atribuído o Prémio do Público, escolhido através de votação online realizada pela Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património.

Os Prémios do Património Europeu / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido geridos pela Europa Nostra desde então. São apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Os Prémios trouxeram grandes benefícios para os vencedores, nomeadamente uma maior exposição (inter)nacional e o aumento do número de visitantes e de financiamento subsequente.