Skip Navigation

Exhibitions 11/26/2019

MNA e a DGPC parceiros na exposição Azemmour. Sept Siècles Entre le Fleuve et la Mer, Les resultats des travaux archeologiques developpés par une equipe maroco-portugaise dans la ville d'Azemmour

A DGPC e o MNA são parceiros, através do trabalho do Laboratório de Conservação e Restauro, na exposição Azemmour. Sept Siècles Entre le Fleuve et la Mer, Les resultats des travaux archeologiques developpés par une equipe maroco-portugaise dans la ville d'Azemmour que inaugura no dia 27 de novembro, às 17h30, no Palácio al-Baddi, em Marrakech.

Na sequência de um pedido de apoio solicitado pelo CHAM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Liaboa ao MNA, uma técnica do laboratório de conservação e restauro deslocou-se à cidade de Fez, Marrocos, para fomentar e orientar o trabalho de uma estagiária, estudante de mestrado da FCT/UNL.

O trabalho consistiu no tratamento de um conjunto de materiais cerâmicos provenientes de uma escavação arqueológica na cidade de Azamor, coordenada por André Teixeira e por Azzeddine Karra,

Numa primeira fase fez-se a seleção dos materiais a intervencionar e iniciou-se o trabalho de conservação e restauro, propriamente dito, com o registo fotográfico de cada peça antes da intervenção, preenchimento das fichas de conservação e restauro e respetivo diagnóstico, testes de dessalinização, separação dos fragmentos, limpeza.

O resultado deste trabalho estará patente na exposição que inaugura agora.