Skip Navigation

News 01/14/2015

Catálogo do Arquivo Leisner disponível on line

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Instituto Arqueológico Alemão (Deutsches Archäologisches Institut - DAI) disponibilizam a partir deste momento o catálogo on line do Arquivo Leisner (LINK AQUI)

Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), arqueólogos de nacionalidade alemã, desenvolveram um vasto conjunto de pesquisas arqueológicas em toda a Península Ibérica a partir de 1929, com particular destaque para Portugal, país que os acolhe em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial. Autores de referência para o estudo do Megalitismo e para a investigação da História da Arqueologia Pré-histórica à escala peninsular, as suas pesquisas e as suas publicações são ainda hoje uma referência internacional.

A memória das pesquisas de Georg e Vera Leisner encontra-se bem documentada no importante espólio documental, constituído por cerca de 49.500 documentos - perto de 19.000 documentos escritos e 30.500 documentos gráficos e fotográficos. O Arquivo Leisner foi doado por Vera Leisner ao Instituto Arqueológico Alemão com a menção explícita da sua manutenção em território português, como agradecimento pelo apoio que lhe foi concedido. Este acervo manteve-se na subdelegação do Instituto Arqueológico Alemão em Lisboa até ao seu encerramento em 1999, tendo então sido cedido ao Estado Português em regime de comodato, onde se encontra integrado na Biblioteca de Arqueologia, sita no Palácio da Ajuda.

O projecto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, efectivou-se em duas vertentes: uma que correspondeu ao arrolamento integral do fundo documental e outra ao tratamento exaustivo do acervo epistolar (4000 documentos), incluindo a sua digitalização, catalogação, higienização e disponibilização ao público via web nos sítios da DGPC (LINK AQUI) e DAI.

Após esta fase de trabalho (2012-2014), será dada continuidade ao processo de classificação, digitalização e disponibilização de outras séries documentais do Arquivo Leisner, estando ainda prevista a realização de uma exposição evocativa da obra de Georg e Vera Leisner no Museu Nacional de Arqueologia.