Skip Navigation

Paço dos Duques

Situado na cidade de Guimarães, cujo centro histórico se encontra classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, ergue-se o imponente Paço dos Duques de Bragança, magnifico exemplar da arquitetura senhorial quatrocentista e berço da Casa de Bragança. Datado do séc. XV, foi edificado por D. Afonso, filho bastardo do rei D. João I, e primeiro duque de Bragança. O séc. XVI inicia um processo de ruína, que se prolonga até ao início do séc. XIX. No séc. XX entre 1937-59 o Paço passou por uma fase profunda de restauro e reabilitação. Em 1959 é inaugurado como Palácio Nacional e aberto ao público como museu e expondo um espólio de objetos de Artes Decorativas do séc. XVII e XVIII. O Paço dos Duques está classificado como Monumento Nacional e engloba na sua estrutura uma ala destinada a residência oficial da Presidência da República.

Contacts and
Localization

Governing body:
Direção Regional de Cultura do Norte
Director:
Albino Flávio Bessa Vaz Vieira
Address:
Rua Conde D. Henrique - 4810-245 Guimarães
GPS:
Lat: 41.446483126217515 Long: -8.290987629885876
Phone(s):
+ 351 253 412 273
Fax(s):
+ 351 253 517 201
E-mail:
pduques@culturanorte.pt
Site:
http://pduques.culturanorte.pt/

How to get there: Por Auto-estrada: A3 (Porto), com saída em Famalicão ou Santo Tirso A7 até Guimarães (ver mapa); A11, A28 e A7.

Parking facilities: Na rua Conde D. Henrique e no Largo Martins Sarmento e parque de estacionamento do Largo da Mumadona (estacionamento pago) e Campo de S. Mamede, excepto às sextas-feiras (estacionamento gratuito).

Accessibility: Por Auto-estrada: A3 (Porto), com saída em Famalicão ou Santo Tirso A7 até Guimarães (ver mapa); A11, A28 e A7.

Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel: Abertos todos os dias das 09h30 às 18h00. Última admissão: 17h45. Encerra nos seguintes feriados: 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro.

Admission

Paço dos Duques - Taxa normal: 5,00€ Castelo de Guimarães - Entrada livre Torre de Menagem (temporariamente encerrada ao público).

Exemptions:

Domingos e feriados - até às 14.00h;
Crianças até aos 14 anos;
Membros da APOM/ICOM, mediante comprovação documental;
Membros da Academia Nacional de Belas-Artes, mediante comprovação documental;
Membros da Academia Portuguesa de História, mediante comprovação documental;
Membros da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, mediante comprovação documental;
Investigadores, jornalistas e profissionais do turismo no desempenho das suas funções e devidamente identificados;
Professores e alunos de qualquer grau de ensino em visita de estudo, mediante marcação prévia (mín. 8 dias)*;
Mecenas institucionais;
Membros de Associações de Amigos dos Palácios;
Funcionários da Direção Regional de Cultura do Norte.

* A entrada gratuita dos grupos escolares é limitada e está sujeita a marcação prévia (mín. 8 dias) através do Serviço Educativo pduques.se@culturanorte.pt, onde deverá constar a identificação da entidade requerente, o número de pessoas, a data e hora aproximada da visita, assim como um contacto do responsável pela mesma. A autorização da Direção do Paço dos Duques deverá ser impressa e apresentada na Bilheteira no próprio dia. Para mais esclarecimentos, pode contactar o 253 412 273.

Discounts:

60% - Portadores de Cartão-jovem;

50% - Pessoas com mais de 65 anos; Portadores de deficiência.

Descontos Especiais:
- Bilhete de Família - 50% de desconto para os filhos menores (15 - 18) quando acompanhados por um dos pais;
- Grupos a partir de 100 pessoas, adquiridos com antecedência mínima (24h);
Bilhete Conjunto - Paço dos Duques + Museu de Alberto Sampaio: 6,00 €.

Loja - Réplicas de peças da colecção, publicações de caracter científico e didáctico e postais;Serviços Educativos (responsável: Maria José Macedo) - Dirigido a todos os graus de ensino; Visitas guiadas por marcação.

Conteúdos da responsabilidade do palácio.

Last change: 30 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos