Skip Navigation

Museu Nogueira da Silva

O acervo do MNS abarca as categorias de pintura, de escultura, de ourivesaria, de mobiliário e de cerâmica. A coleção de pintura é constituída por obras estrangeiras dos séculos XVI, XVII, e XVIII e portuguesas com obras de temática exclusivamente religiosa e que cobrem igual período. Na escultura merecem destaque, além das obras de Jorge Barradas, a importante coleção de marfins como a placa representando a Virgem com o Menino, trabalho indo-português de influência Mongol, de meados do século XVII ou a Sagrada Família Hispano Filipina do século XVII. A coleção de ourivesaria inclui um conjunto de pratas, de que se destacam as raras serpentinas do início do século XIX ou peças da famosa joalharia Leitão e alguns objetos marcados de Braga. Da coleção de mobiliário, constituída por objetos nacionais e internacionais, destaca-se o “Cassone florentino” com pintura do século XV, bem como um contador indo-português seiscentista. A cerâmica é composta por porcelana oriental de encomenda e por um conjunto de faianças dos séculos XV, XVI e XVII com alguns objetos notáveis, entre eles, um prato hispano-árabe do século XV-XVI ou os pratos de Aranhões, de faiança portuguesa do século XVII.

Contacts and
Localization

Governing body:
Universidade do Minho
Director:
Carlos Corais
Address:
Avenida Central, 61 - 4710-228 Braga
GPS:
Lat: 41.5519126 Long: -8.42180380000002
Phone(s):
+351 253 601275
Fax(s):
+351 253 601089
E-mail:
sec@mns.uminho.pt
Site:
http://www.mns.uminho.pt/

Urban Bus: 5, 16, 19, 27, 54, 56, 72, 80 e 82 (Transportes urbanos de Braga)

Last change: 30 July 2014

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 146 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ DGPC Museums and Monumentos